Translate

domingo, 2 de setembro de 2012

Como fazer tarrafa de pesca - materiais

Para começar, vamos relacionar os materiais necessários para começar a tarrafa. Esses materias são encontrados em casas de pesca e não são caros. É possível adquirir por um preço bem acessível, além de ser possível você mesmo confeccionar suas agulhas com bambú. Veja os materiais a seguir.


Agulha: elas podem ser compradas facilmente em casas de pesca, ou se você preferir pode fazer as suas de madeira.

Malheiro: O malheiro é o que vai dar a medida de malha. A malha sempre terá o dobro do tamanho do malheiro. O malheiro pode ser de plástico rígido, madeira, metal, etc. Nunca encontrei o malheiro para comprar, eu mesmo faço os meus. Dica: procure fazer os malheiros nas medidas das redes que são vendidas nas lojas.

Tesoura para acabamento: Para cortar a linha quando necessário. Você encontra em cutelaria. Também uso cortador de unha e uma faquinha que peguei da minha esposa (ela não gostou...). Cada um me atende em diferentes situações. Com o tempo você vai perceber a necessidade de cada um deles.
Linha de pesca: Em casas de pesca você as encontra. Procure as de melhor qualidade, pois elas não se rompem com facilidade. Algumas de baixa qualidade ficam se rompendo constantemente o que aumenta a quantidade de emendas. Isso não é bom e atrasa o trabalho que já é demorado.

Chumbo de tarrafa: Serve para fazer a tarrafa afundar ao ser lançada.

Corda de polipropileno branca: Ela serve para o entralho e para a espia (corda que fica amarrada na mão). Porém a do entralho será de 3mm ou 3,5mm, já a da espia pode ser mais grossa a seu gosto.
Fios para amarrar o entralho e para fazer o tenso, respectivamente:
 

Agora assista ao vídeo:

Bom... é isso. Providenciem o material e em breve vamos aprender a começar uma tarrafa.

58 comentários:

  1. Muito show, voce teve uma bela idéia, sempre gostei de ver os pescadores, jogando suas tarrafas, mas, nunca soube com fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá barreiross, muito obrigado pelo comentário. Bom... eu também sempre via os pescadores com suas tarrafas, até que um dia coloquei na cabeça que iria aprender a fazer e aprendi. Só que não foi nada fácil. Muitas coisas aprendi errando. Foi justamente por isso que resolvi criar esse blog, para facilitar a vida de outras pessoas que também querem aprender a fazer tarrafas. Nos próximos posts e vídeos estarei ensinando passo a passo. Também espero conhecer outras pessoas e aprender mais sobre tarrafa. Posso contar com você para ajudar a divulgar o blog?

      Grande abraço, e que Deus te abençoe!!!

      Excluir
  2. Bom dia colega!! Tbm sempre gostei de pesca amadora, sou um grande admirador sdos pescadores que sabem usar uma tarafa de modo correto, estou muito interessado em aprender a fazer tarafas e redes, tenho muito tempo disponivel por isso precido de uma ocupacao, espero poder contribuir pois estou pesquisando em vario slocais e assim que tiver alguma experiencia postaria aqui.
    Grande Abraço e fico no aguardo dos proximos posts.
    Respeitosamente: Ivan Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan, é... realmente é muito bonito uma tarrafa sendo arremessada de forma correta. Estarei postando em breve o passo a passo para fazer uma tarrafa, porém leva um tempo para preparar as coisas. Apesar de amador os vídeos, mas toma um tempo preparar tudo. Mas estarei postando em breve mais coisas.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Grande abs!!!

      Excluir
  3. meu nome e wellington gostei muito do video mais eu gostaria muito de aprender a fazer tarrafa to aguardando o procimo video valeu e muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wellington, estarei postando em breve outro vídeo ensinado a começar uma tarrafa. Me ajude a divulgar o blog no face, twitter, etc.
      Aguarde que em breve será postado.
      Grande abraço!!!

      Excluir
  4. Ola, Parabens pela iniciativa, todo pescador está adorando isso, a muito tempo tento aprender porem não encontrava nada na internet. parabens pela iniciativa, espero que você faça a segunda parte logo, estou ancioso para começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, a segunda parte está saindo em breve. Pode aguardar porque logo logo você estará iniciando sua tarrafa. Mas compre os materiais que listei. Por hora você pode comprar apenas as agulhas o nylon e a tesoura. Vc vai precisar tbm de um malheiro. Sugiro que faça, para início, um malheiro maior, de uns 3 ou 3,5cm. Para aprender é mais fácil com malhas maiores. O nylon pode ser 0,45. Bom é isso... providencie tudo e aguarde,, pois em pouco tempo o próximo vídeo será postado. Me ajude a divulgar o blog nas redes sociais. Grande abs

      Excluir
  5. Ola, parabéns muito bom o primeiro video , a tempos estava procurando como faser uma tarrafa e como consertalas mas nao tinha encontrado nada, melhorei muito minhas tecnicas para atirar a tarrafa no youtube aonde encontrei o seu video parabéns abraçao. Espero ansioso o proximo video xD .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, pode aguardar que em breve estará postado o próximo vídeo, e vc aprenderá a fazer suas próprias tarrafas. Mas providencie o material.
      Me ajude a divulgar o blog no face, etc.
      Grande abs

      Excluir
  6. Olá camarada! Só dando uma passadinha para prestigiar. Parabéns, excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sou italiano, eu realmente gosto deste site, bom trabalho. Estou ansioso para o próximo vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Tive alguns problemas, por isso estou demorando para postar o próximo vídeo. Mas pode confiar que vou postar assim que puder. Abraços

      Excluir
  8. Oi amigo, parabéns pela iniciativa. tenho procurado todos os dias aqui em Porto Seguro na Bahia pelas beiras de praia e rio atrás de uma tarrafa pra comprar. mais pretendo fazer uma com minhas próprias mãos e com sua ajuda tb. muita gente espera a divulgação do seu próximo vídeo mais que nylon vc indica pra pegar tainha, robalo e outros peixes médios?me indicaram o 0.40 e 0.45. vc concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, obigado pelas palavras. As duas linhas atendem sua necessidade. Eu também estou ansioso para postar o próximo vídeo, mas infelizmente tive alguns contra-tempos para fazer a filmagem.
      Grande abraço amigo!!!

      Excluir
  9. parabéns,estou muito interessado em aprender a fazer tarrafas e já estou na espectativa de ver o proximo video. "uma dica para o proximo é que para vc ensinar fazer o inicio da tarrafa use uma linha branca,algo que permita uma melhor visualização para todos nós que queremos aprender"um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo, tbm estou com muita expectativa de postar o próximo vídeo, e quanto a linha, pode ficar tranquilo que você vai conseguir ver bem como se faz. Abraço!!!

      Excluir
  10. eta video demorado rsrsr, e esse video sai ou não sai? quero aprender a fazer tarrafa logo. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu amigo, peço desculpas a você e a todos que estão aguardando pelo próximo vídeo, pela demora. Mas tive alguns contratempos que acabaram me atrasando. Mas eu espero que semana que vem, ou no mais tardar a outra, o vídeo já esteja postado. Tenho certeza que vocês irão curtir, pois sei como é difícil conseguir alguém com boa vontade para parar e nos ensinar. Então, foi justamente pensando nisso que criei esse blog. Para contribuir com aqueles que querem aprender. Grande abs

      Excluir
  11. Irmão, parabéns pelos videos,esse com axplicação do inicio da tarrafa ficou muito bom, valeu apenas esperar, muito bem explicado e gostei que vc usou uma linha branca que foi uma dica que dei no meu 1º comentario, facilitou a visualição.
    Já vi um video no youtube falando do inicio com as crescentes, mas não deu pra aprender pois o video tem alguns cortes e o seu ficou ótimo.
    abraço.fique com Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osvaldo, obrigado por estar acompanhando o blog e pela dica. Eu iria mesmo fazer om corda branca, pois a mesma dificuldade que você estava encontrando nos vídeos do youtube eu também encontrei quando queria aprender. O pessoal grava os vídeos com nylon e não dá pra ver nada direito. Estarei postando em alguns dias o vídeo ensinando a fazer os acréscimos.
      Abraço

      Excluir
  12. Irmão, já estou com a 1ª duvida ajude-me por favor.
    No video vc fez 8 malhas no inicio, isso para encinar, eu gostari de saber quantas malhas tenho que fazer nesse inicio já com o objetivo de fazer a tarrafa?
    quantas malhas na primeira carreira vamos dizer assim .
    Desde já muito grato. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vá ao link: http://tarrafadepesca.blogspot.com.br/2012/12/como-fazer-tarrafa-de-pesca-comecando.html

      Excluir
  13. Parceiro, realmente a sua iniciativa está de parabéns e a matéria está muito boa. Parabéns!
    Mas quando você quiser fazer "propaganda" do seu blog, é mais indicado você entrar em contato com o administrador dos blogs e fazer uma parceria, uma troca de links, do que encher os comentários do blog com seu link para conseguir visitas. Isso se chama "fazer spam", ok?
    Mesmo assim, estou colocando meu blog a disposição para uma troca de banners, caso lhe interesse.
    Contato: pescanalagoa1@hotmail.com
    Esse comentário era para ser direto com você mas como não tem "contato", escrevo aqui mesmo.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...!!! Me desculpe, eu não sabia disso. Vou retirar as "propagandas". Gostaria sim de trocar os links ou banners, mas não sei como faz.

      Excluir
  14. Eu quero saber como coloca o pano morto e faz o saco ?
    por favor gostaria de sua ateção ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhadinha nos outros vídeos do blog que vc irá encontrar a resposta para sua dúvida. Após ver os vídeos, caso continue com dúvida pode perguntar que respondo a todos.

      Excluir
  15. Parabéns pela iniciativa, quando criança aprendi a fazer Rede/Tarrafa com o meu tio, cheguei a fazer duas redes pequenas e uma tarrafa e meia, agora resolvi acabar a outra metade da tarrafa e para relembrar pesquisei e achei o seu blog, relembrei e aprendi mais porque acrescentou novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ademir. É bom saber que ajudei de alguma forma. abç.

      Excluir
  16. Muito bom, mais falta um video ensinando a colocar os tensos. ou seja como fazer o saco da tarrafa.

    fico aguardando

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... espero postar o mais breve possível. abraço.

      Excluir
  17. Ola tarrafa de pesca iniciei uma tarrafa malha 7 no fio 50 ja fiz 45 malhas iniciais quero saber se ta bom ou preciso mais malhas pra fazer uma tarrafa de 18 bracas

    ResponderExcluir
  18. Ola amigo, parabéns pelo seu trabalho ajudou muito. Algum tempo atras fiz minha primeira agulha para tecer redes mas e ai como se faz os nós??? achei no seu Blog a resposta e gostei muito.
    Iniciei minha tarrafa conforme sua orientação 30 laçadas mas lendo seus comentários disse que a tarrafa seria em três partes duas com acréscimos e uma sem, será que não é o contrário??? pois se para cada carreira com acréscimo temos que fazer duas sem logo teríamos dois terços sem acréscimos e um com ???
    Aguardo seu comentário.... Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... como te explicar?!?!
      Vamos lá... se sua tarrafa vai ter 3 mts de altura, nos dois mts iniciais você vai fazer os acréscimos conforme expliquei, sendo duas carreira de malhas sem acréscimos e uma carreira com acréscimos. Entendeu?
      O ultimo metro você fazer todas as carreiras de malhas sem acréscimo.
      Então você terá dois metros com acréscimos + um metro sem acréscimos = 3mts
      Espero ter conseguido te explicar. Consegui?
      Grande abraço.

      Excluir
  19. Boa Noite!!! Gostaria de saber o mm da linha de nylon a ser usada, pois estamos fazendo a nossa tarrafa e os nós estão ficando soltos...Tem algum truque nisso??? Obrigada. Francielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. para cada tamanho de malha você usa uma linha mais adequada. Qual o tamanho da sua malha, vai pescar em que local?

      Excluir
  20. Ola gostaria de saber se entralhar a tarrafa com chumbos no formato aredondado funciona. e sua opinião se puder me indicar um video abradeço. OBRIGADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim funciona, eu já vi muitas tarrafas americanas feitas com chumbos tipo bola ou oliva.

      Excluir
  21. NOVAMENTE PARABÉNS PELO BLOG... haa mais uma duvida kkk. eu entendi o caulo para saber a circunferencia da tarrafa porém, se eu começar uma tarrafa com 36 no inicio e outra com 60. as duas com mesma altura. q é o caso. tem algum caulo adicional para saber a roda? VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma coisa. Porém a tarrafa de 60 malhas no início vai te dar muito trabalho. Não adianta você colocar muita demais no início. Eu já cometi esse mesmo erro quando estava aprendendo.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Qual a melhor marca de nylon para fazer a tarrafa ?

    ResponderExcluir
  24. O milagre do quiabo
    Para diabéticos

    Descoberta de 3 jovens...
    Corte as pontas e o fundo de 2 quiabos, coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água...Diabete vai sumir e suas injeções nunca mais...
    Tudo foi Deus...Quem criou.
    Testado em seres humanos, Os resultados foram milagrosos! Uma voluntária disse que a glicemia baixou de 300 (!) para 150. Outro, que caiu de 195 para 94 – e ainda disse que a água de quiabo “fez o papel da insulina, e muito bem feito!”.
    Compartilhe, com certeza ajudará a muitos !!!!!!!!!


    Você gostaria de ajudar Alguém? Então ajude agora, E você estará ajudando a você mesmo.


    http://infinityline-pedropavarinisp.blogspot.com.br/2015/05/ola-quer-ganhar-dinheiro-se-voce-nao.html

    ResponderExcluir
  25. Eu comecei a fazer a minha tarrafa mas fiquei com muita dúvida me perdi nos acréscimos.
    Preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  26. qual é o calculo para medir a circunferencia da tarrafa?

    ResponderExcluir
  27. A cor dá linha da tarrafa influencia na pesca?

    ResponderExcluir
  28. Como faço pra calcular quantos chumbos colocar na minha tarrafa?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia amigo comecei minha tarrafa com 42 malhas e 14 acréscimos quero ela com 3 metros será que dá certo amigo?

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela iniciativa amigo muito bom concertza esta ajudando muita gente, sou um admirador da arte,estou vendo seus vídeos e comentários do blog e estou no grupo do face quando estiver mais seguro vou iniciar uma tarrafa.
    Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  31. Edimontador042@gmail.com27 de junho de 2019 às 21:52

    Quantos milímetros de espessura deve ter o malheiro

    ResponderExcluir
  32. Boa noite.
    Na sua opinião, qual a melhor linha no mercado hj para tarrafas?
    Uso a Grilon e os resultados são ótimos mas talvez tenha outra que eu não conheça.
    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  33. Qual o nome dos fios para amarrar o entulho?

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber qual melhorlinha ( nylon ou multifilamento) e qual melhor marca de linha para ter uma tarrafa de ótima qualidade?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde , quantos kg de nylon vai aproximadamente para fazer uma tarrafa malha 7,. 25 MTS de roda ?

    ResponderExcluir