Translate

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como fazer tarrafa de pesca - começando a tarrafa

Acho que este é um dos vídeos mais esperados pelos amigos do tarrafadepesca.blogspot. Eu não via a hora de posta-lo. Peço desculpas mais uma vez pela demora, mas o que importa é que agora vocês vão começar a fazer suas próprias tarrafas.
Pratiquem bastante e esperem pelo próximo vídeo, onde vou ensinar a fazer os acréscimos, que são aquelas malhas que fazem a tarrafa crescer e abrir. A tarrafa difere de uma rede de pesca normal, que tem um formato retangular, enquanto a tarrafa tem uma forma circular, lembrando uma toalha de mesa redonda. São justamente os acréscimos que dão essa forma circular para a tarrafa.

Antes de dizer com quantas malhas se deve começar a tarrafa é importante ressaltar que o que eu vou explicar não é a única forma correta de começar a tarrafa. Quando eu estava aprendendo via várias pessoas começando de forma diferente e aquilo causou um nó na minha cabeça, mas eu percebi com o tempo que todas as formas que eu vi, embora diferentes, davam certo, e o resultado era sempre uma tarrafa linda e que abria toda. Então caso alguém lhe diga que você pode começar com mais ou menos malhas essa pessoa pode estar certa, também. Ok?
Bom... então vocês podem começar a tarrafa com 30 ou 36 laçadas, isso depende do tamanho da malha que você quer.
Quando eu faço uma tarrafa com malhas igual ou menor que 20mm, eu prefiro fazer o começo com 36 laçadas, e isso tem uma relação direta com a quantidade de acréscimos. Você deverá fazer 12 acréscimos de 3 em 3 malhas, na primeira carreira.
Tarrafas com malhas menores, de 20 mm para baixo, exigem mais malhas na roda (última carreira de malhas da tarrafa). Em torno de 500 ou 600, no caso de tarrafas altas, com 3 mt ou mais. Se for uma tarrafa menor que isso, você pode fazer menos malhas na roda. Mas como você faria mais ou menos malhas? A resposta é simples. Basta aumentar ou diminuir a quantidade de acréscimos no início. Isso também vale para tarrafas com malhas maiores.
Se você fizer uma tarrafa com malha acima de 30 mm, ela vai ganhar altura mais rápido, logo terá uma quantidade menor de malhas na roda quando chegar a 3 mt. Então para uma tarrafa com uns 3 mt de altura, você pode fazer até 400 malhas na roda. Com isso, também será necessário aumentar a quantidade de acréscimos no início.
Então, quando eu faço uma tarrafa com malha igual ou maior que 25mm, eu prefiro começar com 30 laçadas, já a quantidade de acréscimos, vai depender da altura que vou fazer a tarrafa, pois tarrafas menores exigem menos malhas na roda e tarrafas maiores mais malhas na roda. Mas, normalmente faço de 10 a 12 acréscimos.
Concluindo, tarrafas menores exigem menos malhas na roda e tarrafas maiores exigem mais malhas na roda. A quantidade de malhas na roda é determinada pela quantidade de acréscimos que se faz no início. E você vai definir a quantidade de acréscimos no início em função da altura que você quer a tarrafa.
Vamos falar sobre os ACRÉSCIMOS, no próximo post.
Aconselho que, para aprender e fazer sua primeira tarrafa,  você use um malheiro maior, de uns 3cm ou 3,5cm, pois assim você acaba a tarrafa mais rápido. Tarrafas com malhas pequenas demoram muito tempo para fazer e você pode acabar se cansando e desistindo.
Até o próximo post.




Na sequência uma foto do nó quando feito da forma correta.



Caso a linha da agulha acabe ou arrebente, será necessário emenda-la. Segue o nó que eu uso.



171 comentários:

  1. Muito bom. Consegui fazer bem certo falta a prática um pouco mais ficou bom.Como fazer pra saber a medida certa da tarrafa?quantas pernas iniciais fazer?Como fazer o fechamento? Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini, como você deve ter percebido, estou montando um passo a passo. Ainda vou explicar com quantas malhas você começa a tarrafa, quantos acréscimos na roda e na altura, a altura da tarrafa, o fechamento, como entralhar (colocar os chumbos), como fazer o saco e como fechar. Então vá nos acompanhando e você vai aprendendo. Muito legal você já ter começado e ter conseguido fazer. Conforme você for evoluindo, vai comentando aqui para incentivar as outras pessoas.
      Grande abraço

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  2. muito legal cara.eu ja fiz 30 mas vou parar e esperar seu outro video ensinando com quantas malhas começar.espero nao ter passado a quantidade.ai estou fazendo uma tarrafa carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, pode ficar tranquilo que vc não fez malhas a mais. Vou editar o texto inicial deste post e já irei esclarecer esse assunto. Blz? Grande abç
      Ah... só uma pergunta: O que é uma tarrafa carnaval? rsrs

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  3. ola amigo iniciei uma com 36 malhas e ja coloquei alguns acrescimos,a duvida que ainda tenho e a sequencia do acrescimos, to fazendo da seguinte maneira: iniciei a tarrafa com 3 carreira e na 4 comecei os acresçimos fazendo 3 malhas e um de acrescimo até ai tudo bem, quando chegou no final da carreira dos acrescimos foi que nao entendi porque da um total de 12 acrescimos mas o ultimo acrescimo dá bem emcima dos 2 fios que fecha a tarrafa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... dá um total de 12 acréscimos porque 36 dividido por 3 é igual a 12.
      Para evitar que o último acréscimo fique exatamente onde você vai fechar a tarrafa, na carreira onde você vai começar os acréscimos, você vai fazer a 1º malha e logo depois o 1º acréscimo e a partir dai você começa a fazer os acréscimos de 3 em 3 malhas? Entendeu?

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  4. Olá, parabéns pelo Blog! Boa didática.
    Já comecei minha tarrafa, porem gostaria de saber do resultado final, por exemplo:
    A relação entre o numero de malhas iniciais, o numero de crescentes e a circunferência dela aberta.
    Moro em São José SC e tarrafeio a um bom tempo, aqui o pescador tem variadas formas de fazer tarrafas, contudo nem todas abrem bem.
    Quando sai o vídeo 04?
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia e obrigado por estar acompanhando o blog! Estarei falando exatamente sobre isso no próximo vídeo. Logo logo estarei postando ele. No próximo post, você vai entender tudo isso.
      Me ajude a divulgar o blog e os vídeos.
      Grande abraço

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  5. e ai parcerada tem como vc tira uma duvida minha eu queria saber se da pra fazer uma tarrafinha de 150 um metro e meio com uns 13 metros de corda ou mais com quantas malhas finais ela tem que estar ex.. meu malheiro é de 4cm e meio total de 9cm vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite orkut,
      Uma tarrafa de 1,5m, com malha de 9cm fica bem estranho e desproporcional. Nunca vi uma tarrafa assim, mas creio que seja possivél que ela abra bem. Você pode começar com 45 laçadas e 15 acréscimos na roda e fazer uns 10 acréscimos na altura. Fazendo assim, quando você chegar à 10º carreira de acréscimo, sua tarrafa terá 1,35m de altura e terá 195 malhas na última carreira.
      Espero ter ajudado.
      Mas, para aprender sobre a relação entre as malhas finais, quantidade de acréscimos e a quantidade de malhas no começo, aguarde o próximo vídeo, pois nele vou explicar exatamente sobre esse assunto.
      No comentário acima do seu, nosso amigo Rodrigo também fez uma pergunta relacionada a esse assunto. Espero poder postar o próximo vídeo no fds que vem.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. boa noite muito interesante seus videos estou esperando seu proximo video para começar a faser minha tarrafa
    preciso saber como fechar a tarrafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Leandro. Vou fazer sim o vídeo ensinando a fechar a tarrafa, mas esse vai demorar um pouco mais. Mas para começar, você não precisa esperar por esse vídeo, pois será um longo caminho até você chegar no ponto de fechar, e eu acredito que até lá eu já terei postado. Grande abraço!!!

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  7. Parabéns pelo blog!!!!.... MUITO BOM...
    vou começar minha tarrafa com 45 malhas com um fio 0.50 e malha 6
    e pretendo colocar corrente no lugar dos chumbos, porq chumbo enrrosca e, é muito leve. E a tarrafa quanto mais rapido afundar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jhonis, obrigado pela vista. É... colocar corrente é uma opção, e isso depende da sua necessidade. Grande abç.

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  8. gostaria de saber, começando a tarrafa com 60 laçadas, eu começo a fazer os acrecimos a como qts malhas conto para fazer o primeiro ? abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... dá uma olhada no post "como fazer os acréscimos", pois lá eu explico isso e outras coisas. Caso continue com dúvidas não deixe de perguntar. Abç.

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  9. oi eu me chamo Luis Cunha meu sonho é ser pescador e fazer rede e tarrafa e pussar infelismente eu tive que amputar a minha perna na parte da canela esquerda . Pois hoje é aminha distração de aprender de fazer a tarrafa . Eu só quero ter agradecer a você por encinar o que é certo como entralhar a tarrafa ,pois tem muita gente que sabe fazer mas não me deu o bizu e no seu blog aprendi muito mais . bom si puder ter contato comigo te agradeço é sempre bom fazer amigos e ter a informação pois muito obrigado e você já esta me ajudando a sair da depreção. meu face é poetacunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Fiquei surpreso ao ler seu depoimento, pois eu jamais imaginaria que poderia estar ajudando tanto alguma pessoa apenas ensinando a fazer tarrafa. Estou feliz por estar influenciando sua vida de forma positiva. E quando sua primeira tarrafa estiver pronta não esqueça de me falar. Podemos até postar umas fotos sua e da sua tarrafa aqui no blog, seria uma satisfação imensa. Alias, você poderia tirar umas fotos de você fazendo a tarrafa e depois você com ela pronta, ai posto tudo aqui. O que você acha? Aguardo sua resposta. Abraço!!!

      Excluir
    2. valeu estamos juntos eu tenho uma foto no meu face concertando uma tarrafa do meu tio e nisso eu sou bom concerta rombo rssss mas valeu pela força

      Excluir
    3. Comecei a fazer a minha primeira tarrafa. Ela esta com 47 de carreira e cinco de distância, e agora comecei a fazer o crescente . O fio da minha rede é 0,35 com espessura de 25 de largura , bom ainda verei no que vai dar , pois ja estou ansioso. Logo em breve mais notícias !

      Excluir
    4. blz, estarei aguardando as notícias.

      Excluir
    5. bom comecei a fazer atarrafa já esta grande mais eu queria saber . quando eu termino ,ser é o dobro de 47 no final pode ser 96 junto com o cresente . aguardo a resposta já estou ancioso pra lhe mostra inteira rsss.

      Excluir
    6. Eu comecei á fazer a tarrafa com 47 gomos e fui almentando com o crecente .só que eu não sei quantos metros tem que ficar a rede . pois eu contei os gomos tem 71 . pois eu estou reparando que ela nao esta ser abrindo tanto . pois eu estou emaginando que deve ser 47 no começo e 94 no final da rede e depois coloco a chumbada.

      Excluir
  10. Boa noite gostei de ver os primeiros vídeos o problema e que sou canhoto, Sérgio aqui de sao Paulo capital

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. oi aumentei a minha tinha 47 completei á 60 e vim com dos crécente e fechei de cima pra baixo. eu queria saber ser eu posso terminar com 3 Metros de comprimento com crécente até o final. há a minha malha é com fio de 0.35 e a 35 cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°- nao precisava fazer com 60, mas ja que começou pode continuar. isso só vai aumentar seu trabalho. poderia fazer até com 36 no começo comm 12 acréscimos.
      2°- Se sua tarrafa vai ter 3mts de altura, pode fazer 2mts com acréscimos depois mais 1mt sem acréscimo e por fim a mais um ṕedaço para o saco.

      Excluir
    2. eu posso fazer com abertura de 4 metros e meio metro pro saco com alinha fio 40 o temio

      Excluir
  12. Esse pedaço pro saco, vc poderia ser mais objetivo e nós dizer qual o melhor tamanho, qual tamanho vc usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok... o pedaço para o saco pode ser algo em torno de 3 ou 4 palmos, ou uns 75 cm. Com o tempo você vai encontrando o melhor tamanho para você. Mas pode tomar como base essas referências. Ajudei?

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  13. Comecei minha tarrafa com 45 laços, e comecei o acréscimo a partir da terceira carreira, estou fazendo uma com fio 0,40 e malha 80 mm, pretendo fazer uma tarrafa com 4m mais o saco, que dever ter 80 cm. É uma boa configuração pra uma tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim uma boa configuração. pode usar chumbo 80mm. abç

      Excluir
  14. E sendo uma configuração como esta, que tipo de chumbo devo usar? alguns desses ( http://www.tarrafapesca.com.br/categoria/outros-chumbo-5-79 ) serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber o tamanho do chumbo preciso saber o tamanho da malha. Mas para te adantar eu uso o chumbo com o dobro do tamanho do malheiro.

      Excluir
  15. caro amigo vc pode me responder uma pergunta? comecei minha tarrafa com 50 malhas e 14 crecentes, estou colocando 2 sem crecente, e 1 com crecente, sera q ele vai se abrir perfeitamente o tenho q mudar a ordem das crecentes ,3 sem , e 1 com ?... aguardo sua resposta obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você comesse outra com menos malhas no começo e menos crescentes, pois esta vai te dar um trabalho do caramba, e sem falar que ela vai ficar com muito pano. Ela vai ficar muito cheia, entende? Para uma tarrafa abrir bem você não precisa começar com um monte de malhas.
      Mas se você quiser continuar com esse, você precisa fazer um acréscimo debaixo do outro.
      Se você quiser começar outra, caso sua malha seja igual ou menor que 20mm, pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos.
      Caso sua malha seja igual ou maior que 25mm pode começar com 30 malhas e 10 acréscimos. Dúvidas estou a disposição.

      Excluir
    2. falei com meu tio tambem ele é pescado velho, ele tambem disse q ia fica com muito pano^^ poxa ja tava com 2 palmos! mas vou cameça outra pois axo q vou termina mas rapido pos vai ter menas crecentes^^ valew amigo muito obg pela força ^^,,, meu malheiro e de 1,5 cm que dizer q a malha é 3 cm , entao posso começa uma com 30 malhas e 10 crecentes? voufazer ela de 3 metros ou 2 e 70 4 kilos de chumbo cera q da certo? abraços valew ai novamente^^

      Excluir
    3. começa ela com 36 malhas e 12 acréscimos. faça 40 carreiras de acréscimos isso vai te dar umas 500 malhas na última carreira e uns 2 mts de altura, depois você faz mais 1mt de pano sem acréscimo. ai ela vai ficar com 3 mts de altura. depois você faz mais um pedaço para o saco da tarrafa. abç

      Excluir
    4. ta blz ami muito obg por me ajudar^^

      Excluir
  16. Amigo, tenho uma dúvida, procurei em vários sites pela internet e todos me fornecem a informação de como fazer a tarrafa de rufo, porém minha intenção é a confecção de uma tarrafa de argola, sei que o tipo de malha e o esquema de crescentes é a mesma coisa porém muda o sistema de fechamento dela e imagino eu que o início também pois tem a argola que necessita ser colocada no centro da circunferência e os tenso passa por dentro da argola diretamente na fieira e gostaria de saber como é feito esse processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te passar o link de um vídeo de tarrafa de argola, pois eu n sei fazer. talvez por meio deste link vc encontre mais informações.
      http://www.youtube.com/watch?v=YLpqlaL1f54&feature=related
      abraço.

      Excluir
  17. To comessando uma tarrafa malha 7 no fio 50 e fiz 45 malhas iniciais ta bom ou preciso mais malhas para fazer uma tarrafa de 18 bracas

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. começando com 45m, pode fazer 15ac. Mas te aconselho a omeçar c 30m e 10ac.

      Excluir
    2. Nao entendi comessar com trinta malhas e dez acrecimo vai dar uma tarrafa boa?outra duvida o que tu acha vei e bom deixar pra fechar a tarrafa depois de acabada ou e bom ja ir levando fechada?

      Excluir
    3. Sim, pode começar com 30m e 10ac, dá uma tarrafa boa. Tanto faz fazer fechando ou fechar no final, isso vai do seu gosto. Eu fecho depois. Abraço

      Excluir
  19. Beleza logo trocamos mais ideoias abraco

    ResponderExcluir
  20. ola tarrafa de pesca,comecei uma tarrafa com 30 malhas e 14 acrescimos e 19 acrescimo na altura que esta dando exatamente uns 2 metros 360 malhas no final vc acha que vai dar uma boa tarrafa,,só falta fazer o pano morto e o rufo,,vlw boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a fazer mais acréscimos, até chegar em, pelo menos, 400 malhas. Vai ficar uma bela tarrafa. Abraço

      Excluir
  21. bza rapaziada como faco pra arrumar buracos grande em rede me falaram em por tacos conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segue ai uns vídeos muito bons:
      http://www.youtube.com/watch?v=nEkVONXWUdM
      http://www.youtube.com/watch?v=fwV0ll_-tyo
      http://www.youtube.com/watch?v=4Y-lD54tC4o

      O cara é fera.

      Excluir
  22. BOA TARDE AMIGO , EU GOSTARIA DE FAZER UMA TARRAFA DE 6 METROS ,MALHA 20cm ,QUAL MELHOR CONFIGURAÇÃO ME DA UMA AJUDA , COMO EU COMEÇO ELA ? eu to aprendendo agora eu já tenho uma boa noçao , mais cada uma fala uma coisa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me add no face para conversarmos melhor.
      https://www.facebook.com/tarrafadepesca.pescaria

      Excluir
  23. entendi o começo as crescentes mas tô em dúvida de como calcular qtos metros de corda e qtos kg de chumbo no final da tarrafa e outra dúvida começo a tecer a tarrafa até 2mts e depois se eu quiser uma tarrafa maior dou continuidade com ou sem crescentes. obrigado e aguardo ansioso por resp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para calcular a quantidade de corda, basta você multiplicar a quantidade de malhas pelo tamanho da malha esticada. A quantidade de chumbo, você deve saber quantos chumbos você vai colocar na tarrafa e depois fazer uma regrinha de três para descobrir o peso. Para isso você deve saber quanto pesa cada chumbo.

      Excluir
  24. amigo tem como vc mim falar o valor de uma agulha de fazer rede quero inicia uma rede e uma tarrafa

    ResponderExcluir
  25. amigo envie o convinte pra vc aceita ai pra nos conversarmos sobre rede eu gosto muito

    ResponderExcluir
  26. terminei a tarrafa mas não sei colocar a corrente ,como se faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não sei fazer com corrente.

      Excluir
    2. Ola Daniel ,para colocar a corrente basca ir amarrando a corrente na ultima carreira da tarrafa. prendendo-a em todas as malhas. até fazer em toda roda da tarrafa. feito isso chegou a hora de fazer o saco. muita atenção no alinhamento das amarras para a tarrafa ficar com peso distribuído, e assim abrir corretamente bem redonda.

      Excluir
    3. Valeu pela ajuda Jhonis. Grande abraço.

      Excluir
  27. ola Tarrafa de Pesca fiz o começo com 30 malhas e 10 acrecimos mas estou com duvidas de quantas carreiras faço com acreçimo e quantas faço sem acrecimo por favor me ajude!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os acréscimos devem ficar um debaixo do outro. Então você vai fazer duas carreiras sem acréscimo e uma com acréscimo.

      Excluir
    2. muito obrigado Tarrafa de Pesca mas ainda tenho uma duvida eu cigo colocando um acrecimo de tres em tres,mas não vai ficar com muito pano no final,nao tem como eu ceguir um padrão sabe do inicio ao fim?desde já agradeço pela sua atenção e que deus te abençoe !!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Bom... fazer os acréscimos de 3 em 3 na primeira carreira e depois ir fazendo um debaixo do outro é um padrão. No final não fica com muito pano. Esse esquema deixa a tarrafa boa.

      Excluir
    4. muito obrigado agora entendi Tarrafa de Pesca ,que o senhor jesus te abençoe um abraço!!!!!!!!!

      Excluir
  28. Gostaria de saber ,quantas carreiras de acrescimos devo colocar em uma tarrafa de 2,5 mts linhas 0,60mm e malha 3. E iniciar com quantas malhas?

    ResponderExcluir
  29. olá amigo, comecei minha tarrafa com 30 laçadas e na 3ª carreira comecei os acréscimos, fiz uma malha e em seguida o acréscimo, só que no final as vezes termina com uma malha depois do acréscimo e nas seguinte termina com duas malhas depois do acréscimo e até três malhas depois do acréscimo. Outra observação é que o acréscimo só fica embaixo um do outro depois de três carreiras de acréscimo está correto? Nesse esquema tá ficando com muita malha.

    ResponderExcluir
  30. Posso começar uma tarrafa apenas com 15 laçadas? Essa regra de fazer os acréscimos a cada três malhas feitas é obrigatória ou posso aumentar o número de malhas, ex. a cada 05 malhas ou mais. Valeu, muito bom seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nada é regra obrigatória, mas devemos observar as devidas proporções. Nunca vi ninguém fazer uma tarrafa com 15 laçadas no início, o mínimo que já vi é com 30. Quanto a quantidade de malhas entre um acréscimo e outro pode ser maior ou até menor que 3. Por exemplo, você pode começar uma tarrafa com 50 laçadas e 10 acréscimos. Logo serão 5 laçadas entre um acréscimo e outro. Porém uma tarrafa assim vai ficar com muito pano, vai demorar para você terminar. Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    2. Ok, mas será que posso fazer com 30 laçadas e 05 malhas entre os acréscimos? estou achando muito o nº de malhas com 03 entre os acréscimos, veja que estou com 293 malhas na última carreira e a tarrafa só tem 60cm, está correta essa proporção?

      Excluir
    3. Anônimo, me diz o tamanho da malha, a quantidade de malhas no início, a quantidade de acréscimos e quantas malhas entre um acréscimo e outro.

      Excluir
    4. malheiro de 1,5cm, no inicio com 30 laçadas, 29 malhas, 10 acréscimos e 3 malhas entre os acréscimos.

      Excluir
    5. Tem alguma coisa errada ai. Quantos acréscimos já fez na altura? Tá estranho!

      Excluir
    6. olá tarrafa de pesca, acho que o meu problema é o seguinte. Confirme se o nº de acréscimo é sempre 10 do início ao fim, ou seja não aumenta como eu aumentei em cada carreira que fiz.

      Excluir
    7. Parceiro, sempre vai ser 10, não aumenta não. Você foi fazendo em todas as carreiras de 3 em 3 malhas? Foi isso?

      Excluir
    8. não, fiz a 1ª carreira com acréscimo apartir da 3ª carreira de malhas e depois de mais duas de malhas, ou seja uma com acréscimo e duas de malhas, só que entendi que depois de 10 acréscimos o nº de malhas aumenta na próxima carreira e se eu seguir fazendo um acréscimo a cada três malhas consequentemente aumentaria também o nº de acréscimo. Porém entendi agora que faço 10 acréscimos em todas as carreiras alternadas, sempre a cada três malhas correto. Valeu amigo, muito bom seu trabalho e desculpas pela insistência.

      Excluir
    9. Parceiro, não se preocupe em perguntar, é um prazer poder ajudar. Nova dúvidas pergunte. abç

      Excluir
  31. estou tentando entender por que esse nó corre comigo. resolvi com arremate por cima, mas o nó fica grande. estou usando nylon 0,35mm dourado. ainda não conseguí com o acrescimo, ele continua correndo. mas vou deixar assim, visto que é a primeira tarrafa que faço. tem alguma dica de nó de acrescimo diferente?

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber ,quantas carreiras de acrescimos devo colocar em uma tarrafa de 2,5 mts linhas 0,60mm e malha 3. E iniciar com quantas malhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta vc dividir 2,5 por 3 e multiplicar o resultado por 2.
      (2,5/3)x2=1,67 mt
      então dois terços da tarrafa equivale a 1,67 mt. Logo você vai fazer 1,67 com acréscimos, e o restante (pano morto) sem acréscimo, até chegar em 2,5. Chegando em 2,5 você ainda deve fazer a parte para o saco.
      Como essa é uma tarrafa um pouco pequena vc pode começar com 36 laçadas e 12 acréscimos.

      Excluir
  33. amigo por favor tire minha dúvida. começando a tarrafa faço 30 laçadas o que dará 29 malhas na 1ª carreira. faço mais uma carreira de malha ou uma de acréscimo. esse acréscimo é feito a cada 3 malhas,(10 acréscimo) a próxima carreira de malha terá 39 malhas poís soma-se os 10 acrs. depois de duas carreiras de malha farei outra de acréscimo alternando a cada 4 malhas para que eles fiquem um abaixo do outro e assim por diante, ou seja, a cada nova carreira de acrs aumentar uma malha para fazer o acrs, sempre mantendo o total de 10 acrs em cada carreira. Estou com essa dúvida porque fazendo o acrs a cada 3 malhas em todas as carreiras ficará uma parte dessa mesma carreira só de malhas, pois veja que numa carreira de 29 malhas 10 acrs fecha a carreira, porém com 10 acrs a carreira terá 39 malhas e a cada 3 malhas sobra muito espaço sem acrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, vamos resolver essa dúvida sua, é simples.
      Você vai começar com as laçadas, depois faz uma carreira de malhas e depois a carreira que vai os acréscimos (fazendo de 3 em 3). Depois mais duas carreiras de malhas e mais uma de acréscimos e assim por diante.
      A distancia de 3 malhas entre um acréscimo e outro só vale para a primeira carreira de acréscimo. Dai por diante basta você ir fazendo os acréscimos um debaixo do outro. Sendo assim a cada carreira de acréscimos que você fizer vai aumentando a quantidade de malhas entre os acréscimos o que faz com que eles vão se distanciando. E é exatamente isso que queremos, pois a tarrafa tem que crescer tanto para baixo quanto para os lados. Só assim para ela abrir.
      Caso continue com dúvidas não fique constrangido em perguntar.
      Grande abç

      Excluir
  34. Vc é o cara. Agora ficou tudo mais claro. Vou começar a minha hoje mesmo e espero poder postar o resultado brevemente. Ainda bem que existe pessoas como vc que se preocupam em partilhar o que sabem com os outros, pois não é todo mundo que sabe e se preocupa em ensinar, para mim isso não é conhecimento, sabedoria é difundir o que sabemos e assim perpetuar o conhecimento. Espero poder ensinar alguém algum dia. Valeu muito, forte abraço e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo,

      Já sabe que se precisar estou aqui. Vai tirando umas fotos pra gente postar o resultado aqui no blog depois que ficar pronto. Se puder me ajude a divulgar o blog, compartilhando nas rede sociais.
      Vai uma dica, eu estou migrando para o Google+, é bem melhor que o face. O face tá de sacanagem com os usuários, pois seus compartilhamentos não vão para todos seus amigos. Só vai para os que você tem mais contato. E se quiser que todos vejam tem que pagar. Sacanagem, pow!!!
      Então se quiser pode criar uma conta no Google+.
      Forte abraço.

      Excluir
  35. comecei a minha com 30 laçadas e 10 acréscimos. Estou com 18 acréscimos na altura e cerca de 210 malhas na última carreira, está certo? Outra coira que queria saber é se depois dos 2/3 de com acréscimo faço 1/3 de pano morto e se nesse pano morto já está incluido a parte para o saco. valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo parceiro. O saco é outra parte. Então depois de fazer o pano morto, faz o saco. Grande abç

      Excluir
  36. Ok. Quero fazer a minha com 3 mts, já está com 2mts com crescente, agora vou fazer 1 metro de pano morto e em seguida o saco, vc acha que fica boa com esse tamanho, lembro que meu malheiro é de 3cm. Desde já valeu cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fica um bom tamanho. Se quiser manda as fotos dela para fazermos uma postagem. Abraço amigo.

      Excluir
  37. Cara parabéns pelo blog. Eu aprendi fazendo dois nós, um sobre o outro. Vc já disse aqui q existe várias maneiras de fazer, mas eu queria saber se estou fazendo errado, ou seja, a maneira correta de fazer o nó é esta q vc ensina passando por dentro da manha ou pode ser tb dando uma laçada e depois outra. PS. Eu aprendi fazer sozinho, apenas olhando uma tarrafa que tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Bom... primeiramente vamos esquecer essa idéia de "jeito certo de fazer", pois isso não existe. O jeito certo é aquele que o nó não corre, aquele que a tarrafa abre toda sem fazer funil, etc. Então se seu nó não corre, se ele é bem apertado, esse é o seu jeito certo de fazer. Mas um detalhe, o nó que você faz é o mesmo que a maioria dos pescadores fazem, porém eu não me adaptei bem a ele. Apesar de saber fazer o seu nó, e outros, eu prefiro esse que eu ensinei. É só uma questão de preferência. Grande abraço.

      Excluir
  38. ola amigo!
    com um começo de 33 mallhas e com11 crecentes consigo fazer uma tarrafa de 18 braça? será que abrira bem ?aguardo sua resposta .
    Abraço

    ResponderExcluir
  39. eu faço com 60 gomos. e faço2 carreiras .crecendo as carreiras e vou encaminhando com crecimento e de duas carreira vou no crecimento até 200 gomos.e paro venho com o pano de rede

    ResponderExcluir
  40. ola amigo!
    Estou começando uma tarrafa com 36 malhas e com 12 crescentes ate umas 17 braças , sera que ela não vai ficar com muito pano?
    Aguardo sua resposta .
    Abraço

    ResponderExcluir
  41. qual a marca da linha que vc aconselha grilon ou araty?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma das duas. Indico a Ekilon. E compra a bobina de 500g, costuma sair mais barato que 2 de 250g. Abraço.

      Excluir
  42. ola tarrafa de pesca, estou querendo fazer uma malhadeira de pesca mas não sei como começa, tem como vc fazer um vídeo e postar te agradeço desde já vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é uma malhadeira de pesca? Se for a mesma coisa que tarrafa, no blog tem tudo que precisa para fazer uma.

      Excluir
    2. rsrsr nao e nao tarrafa de pesca, malhadeira e uma rede de pesca, bom anderson, vc pega todo o principio de uma tarrafa, como mostra o video do tarrafa de pesca,se vc começa com 30 malhas vc vai vai com as 30 ate o fim, vc so pula a parte de acrecimos, na malhadeira nao tem, se vc quer uma malhadeira de 50mts vc vai ate os 50mts com as 30 malhas.... eu particulamente nao faço assim, mais como ja tem o video da tarrafa ai, pega esse principio que dar certo tbm... espero ter ajudado....

      Excluir
    3. Valeu pela ajuda Anônimo. Bom então seria uma rede. Fiz um vídeo ensinando outra forma de iniciar a tarrafa. É exatamente assim que faz o começo de uma rede de pesca. Dá uma olhada.
      http://tarrafadepesca.blogspot.com.br/2014/04/como-fazer-tarrada-de-pesca-inicio-e-no.html

      Excluir
  43. ola amigo! estou com uma duvida sobre os acréscimos eu coloco eles de 3 em 3 malhas em todas as carreiras ou é intercalado carreira sim carreira não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai colocar de 3 em 3 apenas na primeira carreira de acréscimos. Nas outras basta ir fazendo um debaixo do outro.

      Excluir
  44. sim meu amigo mais eu queria saber de quantas em quantas carreiras eu boto a carreira de acréscimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas carreiras de malha uma de acréscimo. 2 de malha 1 de acres. e assim vai.

      Excluir
  45. vlw meu amigo isso que eu precisava obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  46. ESTOU FAZENDO MINHA TARRAFA PRECiSAVA SABER COMESSEI COM 36MALHAS E 12 cresc.JA ESTA COM 16 CRESCENTE DE AUTURA QUERP FAZER UMA TARRAFA DE 16 BRACAS QUANDO VOU SABER A HORA DE COMESSAR O PANO MORTO ? UM ABRACO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a parte das crescentes tiver com 16 braças você começa o pano morto.

      Excluir
  47. Ola, boa tarde....
    Parabenizo sua ótima iniciativa!!!
    Comecei minha tarrafa seguindo suas orientações de forma sistemática...mas não consigo fazer com que os nós NÃO corram e não foi por falta de treino...
    Se possível me de uma dica. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica boa é você puxar levemente o malheiro para baixo mantendo as malhas um pouco esticadas. Isso pode ajudar a fazer melhor os nós. Mas não se preocupe, pois o começo é assim mesmo. Qualquer dúvida pergunte. Abraço

      Excluir
    2. Obrigada pela dica, vou tentar agora mesmo. Abraços.

      Excluir
  48. com quantas lassadas eu faço a tarrafa? e quantos acrecimos?

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pelo blog..
    Vo compra o material amanha pra fazer a minha..rsrs

    ResponderExcluir
  50. olá tarrafa de pesca iniciei minha tarrafa malha 2,5 com 36 laçadas após fazer as laçadas faço mais uma de malha a começo os acrecímos a cada trez malhas 3 em 3 coreto a duvida eh ai faço novamente acrecimos apos fazer mais quantas de malha ate que altura segue os acrecimos quero fazer ela de 4 m de altura aguardo sua resposta urgente amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra de 3 em 3 é apenas para a 1° carreira de acréscimos, depois vai fazendo um debaixo do outro.
      Você vai fazer duas carreiras de malha uma de acréscimo, duas de malha uma de acréscimo e assim até completar 2/3 da altura da tarrafa. Depois faça 1/3 de sua altura sem acréscimo, e depois mais um pedaço para o saco.

      Excluir
  51. não entendi ali um debaixo do outro seria após a primeira carreira de acrécimo agora faço duas de malha ai faço uma com acrecimo mais duas de malha seguindo os acrecimos da primeira para ficarem alinhados isso mesma direção esquecendo a regra de 3 em 3 eles são a referencia dos acrecimos p/ ficarem todos um abaixo do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, você entendeu. Faz as laçadas, depois uma carreira de malha, depois os acréscimos, depois duas de malha e uma de acréscimo. Sendo que vai seguir a regra de 3 em 3, apenas para a 1° carreira de acréscimo, para as outras carreiras, basta ir fazendo um debaixo do outro para eles ficarem alinhados. abraço

      Excluir
  52. meu muito obrigado tarrafa de pesca nota 1000 para seu blog um grande abraço e agora bora iniciar corretamente a minha tarrafa abraço que deus abençoe pessoas como vc tudo de bom tarrafa de pesca (amigo)..

    ResponderExcluir
  53. Respostas
    1. Olá, boa noite. Aproveite esse espaço para aprender o compartilhar conhecimentos sobre a arte de fazer tarrafas.
      Faça parte do nosso grupo no FACE:
      https://www.facebook.com/groups/758896804155307/

      Espero vc lá, abraço.

      Excluir
  54. Respostas
    1. Valeu amigo. Estude bastante os posts e se tiver dúvidas pode me perguntar.
      Participe do nosso grupo no face.
      https://www.facebook.com/groups/758896804155307/

      Abraço

      Excluir
  55. Bom dia amigo! Comecei uma tarrafa com 30 laçadas e 10 acrescimos. Se eu fizer ela com 3 metros ela vai ficar boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você fez a malha do tamanho que eu indiquei fica bom sim. MAs se a malha for menor, não posso garantir. Qual o tamanho da malha?
      Nos add no face.
      Página: https://www.facebook.com/tarrafadepesca.pescaria
      Grupo: https://www.facebook.com/groups/758896804155307/

      Excluir
    2. Ok. tem um detalhe, nesse caso vc n vai seguir a regra dos 2/3 com acréscimo e 1/3 sem acréscimo. Vc pode fazer 30 carreiras de acréscimos e depois fazer o saco.

      Excluir
  56. Boa noite amigo.cara eu acho que fiz um negocio meio sinistro comecei a fazer uma tarrafa mas eu quero fazer uma que seja só para arrasta então já imagina quero que ela tenha de raio mais ou menos uns 20 a 25 metros.bom agora não sei se erei ou posso seguir comecei com 36 malha 18 acréscimo de 3 em 3 e depois eu fui fazendo os acréscimo um embaixo do outro e quando chego com 6malhas entre cada acréscimo comecei a fazer mais um entre meio e assim foi aumentando bom hoje ela ta com 31 malhas de altura já passa de 300 malha na fileira e ainda to com acréscimo de 3em 3 ela e malha 4 o que VC me diz bom quero que ela fica tbm entre 6 e8 metros de altura isso vai da certo,bom valeu pela paciência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se vc quer fazer arrasto era só fazer uma rede de arrasto. Nunca vi nada parecido com isso que vc está fazendo. Não faço a mínima ideia de como vai ficar. Abraço

      Excluir
    2. Bom e que assim a rede vai pega so que fica firme nela já a tarrafa ela não precisa prende porque ela vai pega no saco e ela posso larga em qualquer lugar dentro do rio mas vo continua vamo ver no que da assim que ra pronta eu mando uma foto ,ah mais uma coisa sabe onde consigo fio de nylon torcido só que azul ou verme lho 210/18 ou 210/16 sabe algum site valeu.

      Excluir
  57. Respostas
    1. Obrigado pela visita. Fique à vontade para aprender e compartilhar. Abraço

      Excluir
  58. Respostas
    1. Obrigado pela visita. Fique à vontade para aprender e compartilhar. Abraço

      Excluir
  59. Respostas
    1. obrigado pela visita. fique a vontade para aprender. abraço.

      Excluir
  60. oi bom dia voce não faz um video de como remendar tafara quando ela rasga no lama tem so que falta mais vista pra quegar o geito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olpa amigo. Dá uma olhada nesse grupo do face, pois eu postei vários vídeos lá sobre remendo de tarrafa.
      https://www.facebook.com/groups/758896804155307/

      Excluir