Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como fazer tarrafa de pesca - entralhando a tarrafa

Bom... nesse post vocês irão aprender a colocar o chumbo na tarrafa e eu vou deixar, além do vídeo, algumas dicas.
Vocês vão ver pessoas fazendo o entralho de várias maneiras diferentes. tem gente que coloca 1 malha no chumbo e 2, 3, 4, e até mais na encala, tem gente que coloca 2 malhas no chumbo e 1 na encala. Enfim, isso é um detalhe pequeno que não vai fazer muita diferença, não que não seja importante. Mas para falar bem a verdade a quantidade de malha no chumbo ou na corda vai muito do gosto de cada um. O importante é você seguir um padrão para a tarrafa ficar equilibrada. Se vai começar com 1 malha no chumbo e 2 na encala, faça assim até o fim.

Importante: quanto mais malhas você colocar entre um chumbo e outro mais leve será suas tarrafa, e quanto menos malhas entre um chumbo e outro mais pesada a tarrafa será.
Penso que o mais importante é você fazer um pano bem feito para a tarrafa, cuidando para os nós ficarem bem apertados para não correrem, fazer uma roda legal e sempre lembrar de fazer dois terços com acréscimo, um terço sem acréscimo mais a quantidade para o saco que será a seu gosto.
No mais é assistir bem o vídeo e praticar. Caso tenham dúvidas me deixem uma pergunta nos comentários e eu esclareço.




Para quem preferir, fiz outro vídeo ensinando uma outra forma de entralhar a tarrafa. Neste método a tarrafa fica pendurada com a boca para baixo e dessa forma se faz o entralho. Me adaptei melhor a essa forma, pois a corda não fica torcendo. Espero que gostem.


97 comentários:

  1. I o saco da tarrafa quando vc vai encinar amigo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero conseguir fazer isso até semana que vem. abç

      Excluir
    2. vc tem algum video de como entralhar tarrafa de argola agradeço desde ja

      Excluir
  2. ola se ao inves de chumbo eu colocasse corrente como seria para dar os nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deverá amarrar todos os gomos da corrente na tarrafa.

      Excluir
  3. Como posso postar as fotos da tarrafa que eu fiz e vc ensinou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... pode mandar para o email do blog:
      Segue: tarrafadepesca@gmail.com
      Estou aguardando, assim que eu receber faço um post especial da sua tarrafa. Manda detalhes de como descobriu o blog, se foi difícil ou fácil aprender a fazer a tarrafa, onde você costuma pescar. Enfim, fale um pouco sobre você também. Abraço.

      Excluir
  4. Boa Tarde!Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog! Estou fazendo uma tarrafa só com os seus videos.Gostaria de saber como se faz o saco da tarrafa? E se vc vai postar mais um video sobre isso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... preciso postar ainda o vídeo sobre como fazer o saco, mas to meio sem "saco" para fazer isso.rsrs Prometo que vou postar, mas não sei quando. Segue um vídeo do grande tarrafeiro Lama, onde ele dá algumas dicas de como fazer o saco. Grande abraço

      http://www.youtube.com/watch?v=nWVU3pzCmBo

      Excluir
    2. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  5. Bom dia amigo.. faz algum tempo que ja venho acompanhando seus vídeos.
    Seguinte tenho uma tarrafa de argola que acabei estragando em uma laje de pedras, sei concertar, porém os rufos não sei como fazer já que eles sao ligados diretamente na fieira, poderia passar um vídeo ou me explicar como fazer ?
    Abracos
    Sidnei meu email rodriguessidnei@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei fazer tarrafa de argola. Mas talvez, no canal de Luis Carlos Restrepo no youtube você consiga alguma ajuda. Entre em contato com ele. Segue link de um de seus vídeos:
      http://www.youtube.com/watch?v=EFCkMIQpYOI

      Grande abraço!!!

      Excluir
  6. Ola blz... parabéns pelo blog!!!! gostaria q postase pelo menos um video sobre fazer a tarrafa ja fechada. se for possivel. muito OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente gostaria d agradecer pelos videos publicados. Todos foram importantes para meu aprendizado. Porém, achei interessante a sugestão do amigo anonimo acima sobre confeccionar a tarrafa já fechada. Gostaria de conhecer esse método. Desde ja Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que os vídeos te ajudaram.
      Segue umas dicas de como fazer a tarrafa fechada.
      http://www.youtube.com/watch?v=j-h1JH9SBGI
      http://www.youtube.com/watch?v=FcL8cPho3fo

      Excluir
  8. Ola, gostaria de sua opinião sobre a tarrafa q estou confeccionando. iniciei com 60 malhas e 20 acrécimo na rodada, e a cada uma malha sentido altura ou seja 2 rodada acrécimo. ja esta com 1,50mt e com 320 malhas na boca. pretendo fazela com 3,0mt de altura e tira 0,50cm para o saco, deixando-a com 2,50 de altura livre. Quantos mt de roda tera a tarrafa aberta. Ahh vou entralhar com corrente. desde ja AGRADEÇO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A roda da tarrafa nada mais é que uma circunferência, certo? Então basta fazer o calculo da circunferência. C=2*R*π (π=3,14)
      C=2*2,5*3,14
      C=15,7 mts

      Excluir
  9. Muito obrigado pelos links, de como fazer a tarrafa ja fechada desde o inicio.

    ResponderExcluir
  10. Ola blz... gostaria de saber se vc conhece alguma técnica para a linha cortada na hr q precisa ser enmendada não ficar arranhando o braço ou até mesmo fazer com q a tarrafa se enrrosq ao ser lançada. Eu enmendo igual vc postou no blog, depois corto bem curtinho a linha Q SOBRA e tento enquentar com fogo para melhorar. mas não esta dando muito certo kkk OGD.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo não fica agarrando quando eu lanço a tarrafa. Mas se você está cortando bem curto, está certo.

      Excluir
  11. ola amigo quero saber cuanto e uma agulha pra fazer tarafa

    ResponderExcluir
  12. Boa noite amigo, você também faz tarrafa com pano de rede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como fazer alguns videos explicando como se faz ou passar por email? E como faço pra te achar no face?

      Excluir
    2. Estarei fazendo uns vídeos de como fazer tarrafa com pano de rede. Mas você pode assistir os vídeos do Lama, no youtube. Ele explica muito bem como fazer tarrafa com pano. Se tiver dúvidas pode perguntar que ele responde ou se quiser pode perguntar para mim também.
      Segue ai o face: https://www.facebook.com/tarrafadepesca.pescaria

      Excluir
    3. Eu já vi o vídeo do Lama, mas a minha duvida é quando que quando corta o pano fica o nó da lateral da malha, e eu gostaria de saber como faço o fechamento da tarrafa tendo estes nós na lateral.Eu já vi até o vídeo dele cortando a malha.é simples, mas sempre fica o nó onde corta o pano.

      Excluir
    4. Me desculpe, mas não entendi sua dúvida.

      Excluir
    5. Quando eu asisti o video do Lama cortando o pano, ele cortou em zig zag pro pano ficar reto e onde ele cortou ficou um nó, eu quero saber se esse nó que ficou na malha a ser usada na tarrafa atrapalha na hora de fechar ou não e como faço pra fechar com ele no pano?

      Excluir
    6. Ok, acho que entendi. Na lateral do pano, fica, em cada malha, um nó. E esse nó realmente não tem como tirar. Então você pode fechar a tarrafa com esse nó, ele não atrapalha. Para fecha com ele no pano é do mesmo jeito. Não muda em nada.

      Excluir
    7. Blz! Essa era a minha duvida. De qualquer forma vou ter que fazer o nó em cima do outro pra fechar.

      Excluir
  13. Boa tarde!
    Iniciei minha tarrafa com 30 laçadas e 10 acréscimos e hoje ela está com 230 malhas ma ultima carreira com 210 de altura sem o pano morto. Minha pergunta é se já é um bom tamanho para iniciar o pano morto ou se é melhor aumentar a quantidade de malhas para 250 ou 280 malhas por exemplo? Lembrando que minha tarrafa tem fio 0.50 malha de 70mm ( 7cm ). Como é a primeira que faço, gostaria de seu auxilio, se não for incomodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom fazer até umas 350 malhas. Se der faça até 400. Qualquer dúvida é só perguntar. Grande abraço.

      Excluir
  14. Depois das 400 malhas fazer o pano morto e mais o pano do saco, lembrando dos 2/3 ( dois terços) com acrescimo e 1/3 ( um terço) de pano morto. Certo?

    ResponderExcluir
  15. Boa Explicaçao Amigo, em breve estarei começando minha tarrafa tão esperada, irei de dar as fotos de cada parte para que seja postada aqui.

    Mudando de assuntto você tem noticias do Lama (washigton) do youtube aquele meu camarada que faz tarrafas tambem!
    Faz mais de uma semana que ele nao entra em contato comigo, ele me respodia
    todos os meu comentarios. mas agora esta inativo por esse tempo todo, fico preucupado se souber de alguma noticia dele me avisa.
    Eu tenho voce no Face! Baita abraçoss

    Ass: Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá parceiro. estou esperando as fotos. Sobre o lama, também tenho sentido falta dele. Se tiver notícias te falo. abç

      Excluir
    2. Ok Amigo, prometo que daqui uma semana ela ja estara pronta .... espero hehe...

      Pois é Lama Sumiu, nao vejo mais online em nenhuma rede social..... qualquer coisa de aviso

      abrçsss

      Excluir
  16. boa tarde amigo assisti todos seus vídeos muito bom os melhores até o momento, mas queria ver se possível vc entralhando uma tarrafa com corrente pois tenho duvidas de como fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não faço tarrafa com corrente, mas você vai colocar cada elo da corrente em uma malha. abraço

      Excluir
  17. Ola amigo , gostaria d saber como colocar o girador, e outra to fazendo uma tarrafa pequeninha, comecei com 21 malhas e 7 de acrecimos minha malha é 6,5cm, para dar uma tarrafa para abrir, mesmo que só 10 braça ou 8 para que ela já consiga abrir quantas malhas finais ela tem que ter?. quero fazer essa pequena para ver se está tudo certo tem um colegua que tinha uma pequenininha de 6 braça era levinha e sempre abria , quero fazer para depois começar um projeto mais arrojado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Bom... nunca vi uma tarrafa com apenas 21 malhas no início, nem sei se vai abrir. Mas, uma tarrafa com malha maior que 25mm pode ser feita com 400 no final.

      Excluir
    2. Ola amigo, obrigado pela atenção, vou terminar ela , com 70 cm ela está com 80 malhas se eu fizer uns 2,5m axo que ela chegue em umas 300 malhas (estou fazendo para aprender a fazer os nos). depois quero começar uma normal já comprei linha boa e todo o equipamento para fazer, quero uma opinião, com quantos eu começo a tarrafa e com quantos de acressimo e com quantos eu devo terminar ?o malheiro é 3Ccm.

      Excluir
    3. Bom... se o malheiro é de 3cm (=30mm), então sua tarrafa é malha 60mm. Para uma malha desse tamanho voê pode começar com 30 ou 36 malhas e 10 ou 12 acréscimos, respectivamente. Fazendo os acréscimos de 3 em 3 malhas na primeira carreira. Nas outras carreiras basta ir fazendo um debaixo do outro.
      Você pode fazer até 400 ou 450 malhas que fica bom. Abraço

      Excluir
    4. BLZ, VLW, mano não vi nenhum tutorial para fazer o girador, sei que n usa o girador mais não vi em nenhum video colocando a corda na tarrafa a que vai na mao pra jogar, pois acredito que os amigos do blog pode como eu não saber o no que vai na corda pra segurar bem no olho da tarrafa, vai uma dica de um novo video :) pois to quase terminando a minha.

      Excluir
    5. Valeu parceiro, já está na lista. E pra falar a verdade deve ser o próximo. Abraço.

      Excluir
    6. Amigo, somente a utima questão, sendo assim a tarrfa minha estará com uns 3 metros de comprimento, uma tarrafa pode ter 2 mt ou 2,5 mt?

      Excluir
    7. A tarrafa pode ter o tamanho que você quiser. Se for muito grande, acima de 4 mts, tem que saber jogar muito bem.

      Excluir
    8. Amigo, agora estou terminando estou na malha morta, e antes de colocar minha chumbadas queria saber o que deve fazer para esticar, poderia dar alguma dica?

      Excluir
    9. Olá, amigo eu não estico. Mas você pode pendurar a tarrafa em alguma árvore, por exemplo e jogar água quente. Mas tem que ter um peso na parte de baixo da tarrafa. Ou você pode fazer isso dentro de casa mesmo, usando um secador de cabelo, que também dá certo.

      Excluir
    10. Muito obrigado pela dica e pela atenção de sempre , queria saber mais, terminei as crecentes e minha tarrafa está com 2,10m quantos de mala morta tenho que fazer e quantos tenho que dobrar para fazer o saco ?

      Excluir
    11. Agora pode fazer até chegar em 3 mts. Depois faz mais um pedaço para o saco, uns 50 cm.

      Excluir
    12. Ola amigo sou eu denovo, quanto tempo eu deixo para esticar minha tarrafa, e na hora de feixar a tarrfa ficou um pouco torto o que pode ser.

      Excluir
    13. pra saber o que está errado só dando uma olhada. Sugiro que abra e faça novamente. Pode deixar um dia esticada.

      Excluir
  18. Ola amigo meu nome é Tiago e adoro pesca deste pequeno, assisti todos os seus vídeos, muito bom fiz ate uma tarrafinha pro meu filho também pra ver se eu conseguiria só que na hora que eu terminei de entralhar
    eu não sabia como ligar ou fazer um nó na ponta da corda que vai o chumbo ligando uma ponta na outra tem como você fazer um vídeo ou foto alguma coisa explicando como é que faz, ficarei muito agradecido, valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Meu amigo, você vai fazer o seguinte. Junte as duas pontas da corda e costura elas. Use uma agulha como esta do link:
      http://pt.clipartlogo.com/image/sewing-needle_191191.html
      Eu estou sem tarrafa para entralhar. Então vou demorar para fazer esse vídeo. Abraço

      Excluir
  19. Ola , comecei minha tarrafa c 36malhas e 12cresce. Fio 0,45 e malha 40mm. Pretendo deixar a tarrafa ficar com 3mt sem saco (2mt iniciais com acréscimo e 1 mt final sem acréscimo ne???? Está certo???)
    Quantos centimetros a mais tenho q fazer para o Saco ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo amigo, parabéns. Pode deixar uns 50 ou 60 cm para o saco. Isso é muito particular, depende de cada pessoa.

      Excluir
  20. Sou Alberto Hermano, tenho 92 anos e acompanho seus ensinamentos sobre a tarrafa.
    Gostaria de testar meu aproveitamento de suas lições, fazendo uma tarrafa de 2 ou 3 metros. Gentileza informar quantas malhas/elos inicial, caso impossível, informar preço para envio de CD. Tenho todo material e nylon 50.
    Grato, Alberto Hermano Alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é um prazer saber que as pessoas acompanham meus vídeos. Se uma tarrafa com malha igual ou menor que 20mm, pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos. Se for uma tarrafa com malha igual ou maior que 25mm, pode começar com 30 malhas e 10 acréscimos. Qualque dúvida pode perguntar. Abraço.

      Excluir
  21. Gostaria que colocasse no youtube um video comecando e finalizando a tralha da tarrafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, assim que tiver um tempo para gravar eu coloco.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  22. oi boa tarde,eu gostaria de saber se eu colocar a cordinha com chumbo por inteiro como eu coloco?desde ja eu agradeço

    ResponderExcluir
  23. DAI PARCEIRO ABRACO TENHO UMA DUVIDA COMO VOU SABER SE VAI DAR CERTO A HRA DE LEVANTR OSTENSOS SENDO QUE E DE DOIS EM DOIS COM OQUE TENHO BOTADONATARRAFA

    ResponderExcluir
  24. olá amigo, boa tarde.. meu nome é Jesué de lima...se eu faço as crescentes a cada três malhas na primeira fileira, quantas fileiras a baixo faço pra começar as crescentes novamente,???...abs. e muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visita nosso grupo no face e deixe sua pergunta lá.
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
    2. Qual o nome da linha que coloca o chumbo e a linha de atralha na tarrafa e qual a grosura obgd parabéns pela página

      Excluir
  25. opa amigo, quanto tempo viu. teu videos me ensinaram muito. consegui fazer uma tarrafa mais como ja faz tempo gostaria de umas dicas. pesco em Itajaí e agora ta perto da época das tainhas e to terminando uma tarrafa com 3,4mts na malha 7 e ficou com 500 malhas no final. da uma dica no entalhe quero que fique com uns 3,5k de peso pois a tainha é muito ligeira e amigos q tenho aqui pesca assim.desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visita nosso grupo no face e deixe sua pergunta lá.
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  26. Olá!

    Tarrafa com 18 metros rodada é mto pequena?
    é que acabei de comprar pela internet, to na dúvida.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, tarde, noite. É com grande prazer que parabenizo-te por estes vídeos que me tem sido de grande valia. Outro dia visualizei a foto de uma tarrafa de corrente, gostaria, se possível, se conheces a técnica, fazer um vídeo ensinando como entralhar tarrafa com corrente. Valeu, Deus te abençoe. Grato, Daniel Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entra no nosso grupo do face. Lá tem uma turma que faz com corrente, eles vão te ajudar.
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  28. gostaria se possivel me add em seu facebook para que possa tirar algumas duvidas em me envie o seu atravez do meu e-mail arylimalima@hotmail.com desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi venha participar do nosso grupo no face. https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  29. Ola comessei minha tarrafa com 42 malhas e 14 acrecimos.
    Sera que é muita malha para uma tarrafa?
    Quero fazer ela com 2 metros com acrecimo e mais 1 metro de pano morto.

    ResponderExcluir
  30. Oi tudo ok queria saber como entalhar na corrente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca fiz na corrente.
      Nosso grupo no FACE: https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  31. Bom dia amigo queria saber como fazer o pano morto da tarrafa, vc pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste post eu falo sobre isso.
      https://tarrafadepesca.blogspot.com.br/2012/12/como-fazer-tarrafa-de-pesca-fazendo-os.html

      Excluir
  32. Bom dia, como faço para calcular quantos chumbos vão na tarrafa? Quanto de boca vai ficar a tarrafa? Estou fazendo uma tarrafa e vai ficar com pano morto de 500 malhas e +-4 metros de altura. Gostaria que a tarrafa ficasse com no minimo 25 metros de roda e uns 4 kilos de chumbo nº8 medio.Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo,

      Deixe essa sua pergunta no nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  33. Poderia informar qual o tipo de linha que está usando para entralhar a tarrafa?
    Posso usar a linha de nylon 50 no lugar dessa?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde amigo, qual o comprimento e o peso do chumbo que vc está usando?

    ResponderExcluir
  35. Bom dia caso coloque 2 malha no chumbo e 3 na corda a rota diminui?meu zap 21 991579111

    ResponderExcluir
  36. Bom dia caso coloque 2 malha no chumbo e 3 na corda a rota diminui?meu zap 21 991579111

    ResponderExcluir
  37. Olá .boa tarde,já fazia tempo q gostaria de fazer uma tarrafa.exelente as explicações,valeu pela iniciativa

    ResponderExcluir