Translate

domingo, 16 de dezembro de 2012

Como fazer tarrafa de pesca - fazendo os acréscimos

Os acréscimos são as malhas que fazem a tarrafa abrir como se fosse um pano de mesa redondo. Cada acréscimo nos dará uma malha a mais. Então, se você começar uma tarrafa com 44 laçadas, você terá, na segunda carreira 44 malhas (quando a tarrafa for fechada vai para 45 malhas). E na terceira carreira se começa a fazer os acréscimos. Eles devem ser feitos de 3 em 3 malhas na primeira carreia, assim teremos 15 acréscimos, e nas carreiras abaixo basta seguir fazendo um debaixo do outro. Observe isso na sequência.



Feita, então, a primeira carreira de acréscimos, vamos fazer mais duas carreiras de malha e depois uma de acréscimo, depois mais duas de malha e mais uma de acréscimo, e assim por diante. Dessa forma os acréscimos ficarão um debaixo do outro. Veja as fotos. Na primeira foto você observa a primeira carreira de acréscimos, na segunda as duas carreiras de malha abaixo da primeira carreira de acréscimos. Na terceira você observa e segunda carreira de acréscimos.





Muitas pessoas perguntam qual deve ser o tamanho da tarrafa. Isso cada um de vocês deve decidir. Então se você quer uma tarrafa de 3 mts, você deve fazer 2 mts com acréscimo e mais 1 mt sem acréscimo. Normalmente se faz 2 terços com acréscimo, mais 1 terço sem acréscimo (obs.: Você não precisa levar tão a risca essas medidas. Não é necessário você pegar uma trena e sair medindo se já deu 2 terços, 1 terço, etc. Essa explicação é para vocês terem uma idéia).
Mas ainda tem um detalhe. Não esqueça que você ainda deverá fazer o saco da tarrafa, então depois de ter feito a tarrafa até a altura que você deseja, ainda terá que fazer a parte que será usada para o saco. A parte para o saco tem em média entre 3 e 4 palmos. Eu prefiro tarrafas com saco maior, mas isso vai do gosto de cada pessoa.
Para saber quantas malhas tem na última carreira, basta você multiplicar a quantidade acréscimos na roda pela quantidade de acréscimos na altura e somar o resultado pela quantidade de malhas iniciais.
Ex: 15 acréscimos na roda, 25 acréscimos na altura, 45 malhas no começo.
Qtd de malhas na última carreira = 15 x 25 +45
Qtd de malhas na última carreira =420




190 comentários:

  1. CARACA! Velho, muito boa tua idéia, disposição e forma de explicar e aplicar as instruções. Parabéns pela iniciativa! Agora, gostaria de lhe pedir um pequeno (ou não) favor, se for possível, claro... Teria como montar um cronograma de lançamento com o roteiro que irá seguir na criação da tarrafa? Sabe porque lhe peço isso? Pois assim todos que frequentam o blog podem ter uma idéia de quando poderão ter suas próprias tarrafas finalizadas, e muito mais do que isso ainda =D Novamente parabéns pela iniciativa e forma de trabalho =D Abraço e desculpe qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio. Agora, eu só não entendi bem, que você quer que eu coloque no roteiro (cronograma). Seriam os vídeos que estou postando, uma data de lançamento de cada vídeo?
      Grande abraço e me ajude a divulgar o blog, para a arte de fazer tarrafas não morrer.

      Excluir
    2. Isso, seria um cronograma com as datas previstas de lançamento dos próximos vídeos do tutorial. Estou acompanhando por aqui e queria ter +/- uma idéia de quando terei como fazer a tarrafa do início ao fim apenas com seus vídeos ^^ Novamente parabéns pela iniciativa =D

      Excluir
    3. Muito boa essa explicação aprendi fazer tarrafa com essas dicas.so falta à dica como fazer o olho da tarrafa

      Excluir
  2. ai cara tu é foda mesmo explica namoral mesmo aquela tarrafa de 150 que eu te disse que ia fazer eu e meu primo ja fizemos a tarrafa e foi teminada com 250 malhas vlw po parcerada nos tomo doido so esperando vc ensinar a fechar e a entralhar vlw caraca o negocio e demorado ai se nao fosse nos dois fazendo agente nao ia terminar tao rapido assim ... vl guerreiro quando ela estiver terminada vo postar la no facc pra vc ver depois me add la

    ResponderExcluir
  3. ai parcerada vc tem alguma noçao de quando ira postar outro video vlw

    ResponderExcluir
  4. a e outra coisa que eu esqueci de comentar mais cedo a tarrafa desde o começo ela ficou enrolada que nem um tornado isso influencia em alguma coisa na tarrafa na hora de ela abrir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente tem alguma coisa de errado com o nó. Pois esse nó que ensinei nao deixa a tarrafa torcer caso seja feito da forma correta. Mas isso também não atrapalha na abertura dela.
      Abraços

      Excluir
    2. Sobre a tarrafa enrrolar.ceda na hora de colocar a linha na agulha .a linha não pode ficar enrrolada

      Excluir
  5. Meu amigo parabéns mesmo pelo seu blog, muito bem explicado os seus vídeos, tenho uma pergunta, vc não usa facebook para promover o seu blog ? Grande abraço e saudações lagunenses, onde a pesca com auxílio do boto é um verdadeiro espetáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita. Anota ai o FACE tarrafadepesca.
      É verdade, a pescaria com botos ai é algo fora de sério, simplesmente fantástico.
      Grande abraço e espero seu convite para add no face!!!

      Excluir
    2. Meu amigo boa noite, não estou conseguindo te adicionar no face, vc pode tentar daí ?
      Bettas Laguna-sc
      Abração

      Excluir
    3. Eu também não vou conseguir. é que me eu estoou sem permissão para add novas pessoas. só estarei liberado daqui a 11 dias. Quando acabar os 11 dias te add. abç

      Excluir
  6. D+ ese blog, quero fazer uma pregunta. Os acreçimos são feitos en toda a tarrafa de cima a baixo, e quando sai o prosimo video?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo acima eu explico isso, mas não. Você faz até uma determinada altura, depois continua sem os acréscimos. Dá uma lida no post. Caso continue com dúvidas pode perguntar mais. Grande abraço.

      Excluir
  7. Agora eu dei uma lida e entendi vlw !!! Mas posta logo o prosimo video que eu ja estou ansioso...

    ResponderExcluir
  8. Queria saber cuantos mts de nylon preçiso para fazer uma tarrafa de 3mts com malha de 6cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar duas bobinas de 250g (não estranhe por eu ter falado em peso e não em metro). É que a bobina é vendida por grama. Então pode pedir 2 de 250g, na linha 0,40, pois com certeza dá e sobra. Dê uma olhadinha em todos os posts pois talvez eu já falei sobre alguma dúvida que você possar ter. Mas se não tiver nada sobre sua dúvida, pode me perguntar por aqui que eu respondo. abç...

      Excluir
  9. gostaria de saber se vc ja tem os videos explicando como fechar a tarrafa e como colocar o chumbo, e montar o saco (rufo) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o vídeo de fechar a tarrafa está sendo postado hoje. Tenha só mais um pouquinho de paciência....o vídeo do chumbo será o próximo!!

      Excluir
  10. Parabéns pela iniciativa. Você tem o espírito evoluído, pelo fato de ensinar a fazer uma tarrafa sem cobrar nada. Ótima didática. Tudo muito bem explicado. Vou divulgar seu blog amigo. Antonio Peregrino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa... valeu pela força. Obrigado por me ajudar a divulgar o blog. Isso é a única coisa que cobro. rsrs
      abç

      Excluir
    2. Olá Antonio, já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  11. Há muito venho pesquisando sobre o assunto encontrando diversos tutoriais. A melhor explicação foi a sua pela clareza e paciência, sem a preocupação de se exibir.
    Todos nós aprendemos desse modo. Desejo agradecer pela sua iniciativa.
    A única dúvida que me ocorreu foi com o nó. Por mais atenção que desse, repetindo, repetindo, o meu nó sempre corre.
    Como a intenção não é fazer tarrafa, e sim uma rede para guardar tralhas no nosso pequeno veleiro, estou usando um cabo fino trançado de naylon. Será por isso? E se fosse com linha de naylon .40mm, correria também?
    Observo que o nó que você usa é diferente de tantos outros e todos correm... :((
    Mas o aprendizado aqui foi o melhor. Parabens.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que o material ficou bem explicado. Bom, mas para te ajudar vou te passar alguns links de vídeos do youtube e o nó que você vai ver é diferente do que eu faço. Meu nunca correu comigo em nenhuma situação, mas talvez você de adapte melhor a esse outro nó. Os vídeos que seguem são bem legais, acho que vai te ajudar.
      Seguem os links:
      http://www.youtube.com/watch?v=AF8r-JPIOh8
      http://www.youtube.com/watch?v=DE05rwFPMJo
      http://www.youtube.com/watch?v=qEGjwjrfzGE
      http://www.youtube.com/watch?v=Ayxao8JHBEs
      http://www.youtube.com/watch?v=LMonHz8X5S0
      http://www.youtube.com/watch?v=_Knfl90aSzM
      http://www.youtube.com/watch?v=7WDTK5erYuE
      http://www.youtube.com/watch?v=Z-DjFFfZ3t8
      http://www.youtube.com/watch?v=b1v6F_JiGTc

      Bom... acho que tá bom de vídeo. TEnha fé que você vai conseguir.
      Abç

      Excluir
  12. Amigo, boa noite! De todas as explicações encontradas na internet as suas são sem dúvidas as mais detalhadas. Quero iniciar minha primeira tarrafa mas tenho algumas dúvidas: vc diz q temos q fazer 2 terços com acréscimos 1 terço sem acréscimos. Minha dúvida é o 1 terço sem acréscimo deve ficar no início ou no fim da tarrafa, ou seja inicia-se sem acréscimo e termina-se com, ou o contrário? Quero a minha com 2,5 m de altura e malha 2,0 cm entre nós (malha 4). Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de um detalhe: Parabéns pelo bela contribuição para aqueles, leigos como eu, mas que gostam de fazer seus próprios artefatos de pesca. Até o final da empreitada vamos nos falar ainda muitas vezes. Tenha uma boa noite amigo e até breve

    ResponderExcluir
  14. PARA FAZER UMA TARRAFA DE 18 BRAÇAS COM QUANTAS MALHAS EU PRECISO COMEÇAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom... uma braça mede 1,83mts. vc pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos. no final vai precisar ter um total de 549 mahlas.
      18x1,83 = 32,94mts
      32,94/0,06=549 malhas

      Excluir
  15. para fazer uma tarrafa de 18 braças malha 6 com quantas laçadas devo começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom... uma braça mede 1,83mts. vc pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos. no final vai precisar ter um total de 549 mahlas.
      18x1,83 = 32,94mts
      32,94/0,06=549 malhas

      Excluir
  16. muito obrigado, parabens pelo blog e continue assim.

    ResponderExcluir
  17. os acrecimos deverão ser um embaixo do outro ou a cada três malhas um acrecimo muito obrigado........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você vai fazer de 3 em 3 malhas apenas na 1° carreira de acréscimos, dai por diante vai fazendo um debaixo do outro como está na foto. abç.

      Excluir
    2. obrigado amg quando terminar a minha mando uma foto pra vc blz vo começar ela com 42 malhas ai vou levando com 14 crescentes e isso msm ne
      ah este no q vc ensinou eu fiz com uma cordinha na corda ele correu no nylon isso nao acontece pq quando fiz com a cordinha pegava no buraco da tarrafa e ele corria ce eu colocace um pouco mais de força

      Excluir
  18. Bá!!! Me perdi nos Acréscimos!!!! kkkkkkkkkkkkkk Eu estava fazendo todos de três em três, e só fazia uma carreira de malhas e depois outra de acréscimos. Se eu modificar, ou seja, fazer como vc indica vai funcionar ou eu devo começar uma nova tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, já postei o vídeo de como fazer o saco. Grande abç.

      Excluir
  19. Sempre admirei quem sabia fazer rede, tarrafa, artigos de pesca. Pois sou um apaixonado na pescaria, hoje posso me admirar também, pois através de seus videos, explicação, estou praticando e muito bem kkkkk, Sei que leva tempo mas quero fazer uma tarrafa pequena pra ver como fica depois quero fazer a minha, Agradeço pelas dicas. Abraçço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está podendo aprender aqui no blog. Não deixe de ler os posts, pois dou algumas dicas que vc não encontra por ai. Essas dicas são as dificuldades que passei para aprender e não tinha ninguém para me ensinar. Tive que aprender fazendo. Qqr dúvida pode perguntar. Abç

      Excluir
    2. Boa tarde !!! Fiz o crescente até 2,90 m. Quantos mais que devo fazer de pano morto ?
      E a tarrafa não vai ficar com muito pano ? o que você acha ?

      Excluir
    3. Para saber se está com muito pano preciso saber quantas malhas e qtos acréscimos vocês fez no começo. Para saber qto você precisa fazer de pano, bsata dividir 2,9/2=1,45mt. Você vai fazer mais 1,45 de pano, e ainda tem mais o pedaço para o saco. abç

      Excluir
    4. Comecei com 36 malhas e 12 crescentes..

      Excluir
    5. Obrigado pelas dicas, e estou me divertindo com o Blog tarrafa de pesca, usando o tempo vago pra aprender a fazer tarrafa....Valeu ... Abç...

      Excluir
    6. Blz, amigo. Fique a vontade para tirar suas dúvidas. abç

      Excluir
  20. Para fazer uma tarrafa de 15 bracas com quantas malhas comesso

    ResponderExcluir
  21. Obrigado parceiro to felis de esta participando do trrafa de pesca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, curta o conteúdo e aprenda a fazer sua tarrafa. abraço.

      Excluir
  22. Qual o melhor material para malheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu uso acrílico e também uso chapa de metal para fazer meus malheiros. gosto das duas. muita gente faz de madeira ou bambu. Não tem melhor, isso vai depender do seu gosto. abraço

      Excluir
  23. Ola, pelo seu vídeo entendi que faz primeiro uma malha, ai um acréscimo , três malhas , um acréscimo , três malhas, um acréscimo e mais uma malha. Mas na que estou fazendo não bateu assim certinho a quantidade. com quantos pontos devo começa-la , para bater certinho?

    ResponderExcluir
  24. Olá! Parabéns pelo tutorial, ficou ótimo! Tenho um amigo que faz tarrafas, e me incentivou a fazer uma. Mostrou-me como era feita. Comprei o material e descobri seus vídeos e blog, e baseado neles, iniciei minha tarrafa. Ia começar com 42, mas errei na contagem e acabei colocando 45, e 15 acréscimo. Minha dúvida é : Qual o tamanho ideal para uma tarrafa com essas proporções? Isso faz diferença? Em que ela ficará diferente em relação a uma começada com 30?
    Desde já agradeço, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um tamanho ideal. Mas você pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos.

      Excluir
  25. Obrigado! Já que comecei assim, vou em frente. Estou fazendo com malha 35mm. Vou ver no que dá. Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo. Nylon 0,35mm e malha 6cm.
      Abraço!!

      Excluir
  26. iniciei uma tarrafa com 30 malhas, más ao fazer a 2º careira de malhas no final as malhas ficam maior que o malheiro o que será que esta acontecendo.poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A malha tem o dobro do tamanho de malheiro. Não sei exatamente como está sua tarrafa. Mas pode ser que seja isso que falei.

      Excluir
  27. ola amigo tem como mim informa o valor de uma agulha para fazer eses asessorios ai

    ResponderExcluir
  28. Ola amigo, estou aprendendo a fazer a tarrafa no sei blog e surgiu uma pequena duvida.
    Quando eu deixar de fazer os acressimos e continuar sem eles para finalizar a tarrafa, isso não corre o risco de prejudicar a abertura na hora do lançamento?
    Pabarens pelo blog, muito bem estruturado, bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem risco não, se fizer como eu expliquei dá tudo certo. Já postei o vídeo de como fazer o saco. abç

      Excluir
  29. Parabéns pelos vídeos, melhor explicação não existe. Gostaria de saber se você vai postar algum vídeo de como remendar tarrafa. A minha única dúvida foi nos acréscimo, eu vou fazer uma tarrafa malha 12 com 2,5m de altura, então vou começar com 60 malhas,ou seja, os acréscimos serão feitos a partir da segunda coluna até o final da tarrafa com um os intervalos de 3 malhas ok ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. É isso ai. Mas penso que você pode começar com menos malhas, no máximo com 40. Você pode começar com 60 malhas, mas imagina quando você estiver na décima carreira de acréscimos quantas malhas sua tarrafa já vai ter. Você terá muito trabalho e vai se cansar da tarrafa. abç

      Excluir
  30. Amigo, primeiramente parabéns mesmo pelo seu blog, bela iniciativa e muito bem feita. Mesmo com sua explicação bem detalhada estou com uma dúvida. Quero fazer uma tarrafa com malha 40mm e com 16 braças (29,28m). Devo começar com quantas laçadas e quantas crescentes deve ter ? Grato.

    ResponderExcluir
  31. Para tecer o pano de uma tarrafa de argola e uma de rulfo, existe alguma diferença ou só o acréscimo do saco mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nunca fiz tarrafa de argola, mas acredito que é só a diferença do saco. Abç

      Excluir
  32. Bza vei to praticando surgindo duvidas nois conversa

    ResponderExcluir
  33. Agora eu entendi, desculpa aí amigo, se eu quiser uma tarrafa de 3 mts são 2 metros com acréscimo e 1 metro sem acréscimo, obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Daí paraceiro ainda tenho dúvidas. Estou com uma tarrafa já bem adiantada e quero saber qndo paro de tazer os acréscimos é. Por metros ex tarrafa com 15 bracas 15m de roda ou 15 bracadas medidas com o braço? Abraços Daniel jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o tamanho da malha, começou com quantas malhas e quantos acréscimos, já fez quantos acréscimos na altura?

      Excluir
  35. Malha 7

    22 malhas iniciais11 crescent 29 crescent de altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua tarrafa está com 3 mts e 341 malhas na roda. Bom... nunca comecei uma tarrafa com tão poucas malhas. Acredito que vc pode fazer uns 40 cm apenas de pano morto e já começa o saco. Depois me fala o resultado. Tira umas fotos e posta no face para eu ver como ficou.
      add no face: https://www.facebook.com/tarrafadepesca.pescaria

      abç

      Excluir
  36. Bza vou tirar seu face e tarrafa de pesca.pescaria?

    ResponderExcluir
  37. Olá vo iniciar uma tarrafa seguindo seus vídeos mais pra fazer uma tarrafa malha 4 cm 3 metros com quantas laçadas eu Faso. (umas 50 ) q vc acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita.
      Pode começar com 36 ou 39 laçadas, e fazer 12 ou 13 acréscimos.
      Abraço

      Excluir
  38. Amigo gostei muito do seu vídeo , mas fiquei em duvida , se eu fiz a carreira de acréscimos com 3 acréscimos Fasso 2 carreiras sem acréscimos ,quando eu for fazer a outra carreira de acréscimos eu tenho que fazer só com 3 acréscimos ou em em cada 3 malhas eu faço um acréscimo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora basta você fazer um acréscimo debaixo do outro.

      Excluir
  39. ola amigo do tarrafa de pesca eu fiz uma tarrafa de 2 mts so entendi pq ficou tao grande de boca ficou com 910 malhas de boca quase 32 mts de boca o aconteceu tem como corrila
    pra fazer uma rede e mesmo sistema de pontos?

    ResponderExcluir
  40. a cada qts carreira vai uma de acrescimo ?comecei com 30 malhas 3,5 c 2 mts

    ResponderExcluir
  41. referente a primeira pergunta oq eu devo fazer:?e a rede e mesma forma de no

    ResponderExcluir
  42. ola amigo to começando uma tarrafa com 2,50 a 3 de altura com malheiro 4 cm fio 45 com quantas eu começo e quantos acrescimos.to tentando fazer uma rede malha 6cm como eu começoe os nos sao os mesmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tarrafa pode fazer 36 malhas e 12 acréscimos. Sobre a rede, você vai procurar por Washington nesse link do FACE: https://www.facebook.com/washingtonluizcorrea.correa?fref=ts

      Excluir
  43. eu comecei uma com 30 malhas,s eu entendi os sao 10 acrescimo sendo um debaixo do outro a cada duas carreira sem acrescimo.obrigado amigo!

    ResponderExcluir
  44. Respostas
    1. Me adiciona no FACE para conversarmos lá. Fica melhor.
      https://www.facebook.com/tarrafadepesca.pescaria

      Excluir
  45. Quero fazer uma tarrafa p camarao com fio 0,25 com malha de 2 cm, com 3 m de altura posso comecar com 36 lacos e 12 acrescimos. Sera que vai ficar boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica boa sim. Eu mesmo estou fazendo uma. O problema é o tempo que se leva pra fazer uma tarrafa de malha pequena, eu mesmo estou já sem animo para terminar a minha. Vai ficar exatamente com as medidas que vc falou.

      Excluir
    2. Essa minha tarrafa de camarao esta agora com 70cm vou fazer os acrescimos ate 2m, quantas malhas vai ficar quando acabar os acrescimos, realmente e uma tarrafa trabalhosa mais vale a pena, abraço no aguardo.

      Excluir
  46. ola amigos do tarafa de pesca comecei uma tarafa com malheiro 30mm e fiz 30 laçada e 10 acrescimo quero fazer com 180 de altura vai da certo

    ResponderExcluir
  47. Eu comecei com 30 malha e 14 acréscimo... Ai fiz de dois em dois... Ai cada vez que vai colocando os acréscimos não aumenta... Então queria saber ... Na hora de fechar a tarrafa não vai ficar uma parte do pano sem acréscimo... Pq tava fazendo de dois em dois...ai aumenta três e três os espaço pra os acréscimo fica uma abaixo do outro ai as beiradas onde ira fechar a tarrafa não terá a mesma igualdade dos acréscimos e ira fica um pedaço do pano sem nenhum acréscimo. . Ai isso é normal?
    Agradeço se responde... Vle

    ResponderExcluir
  48. para fazer uma tarrafa de 3 metros de altura preciso de quantas malhas no inicio?

    ResponderExcluir
  49. Muitas pessoas perguntam qual deve ser o tamanho da tarrafa. Isso cada um de vocês deve decidir. Então se você quer uma tarrafa de 3 mts, você deve fazer 2 mts com acréscimo e mais 1 mt sem acréscimo.

    mas se fizer 2 metros com acréscimo e 1 metro sem acréscimo isso não vai impedir que a tarrafa se abra não? não pode leva-la com acréscimo até o fim não?

    ResponderExcluir
  50. para fazer uma tarrafa de 3 metros de altura preciso iniciar com quantas laçadas e com quantas malhas iniciais? e qual a quantidade de chumbo usarei para o termino desta tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem essa explicação no blog. qqer coisa, deixa a pergunta no nosso grupo do face. Tarrafa de Pesca.

      Excluir
  51. Irmao iniciei a tarrafa como eu vi no video, ogora eu vi blog q tem q inicia com 35 laçada, e agora vai dar certa porfavor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa a pergunta o nosso grupo do FACE: https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  52. Amigo, estou fazendo um tarrafa de malha 6. Iniciei ela com 36 laçadas e 12 acréscimos. Quero fazer ela com 18 braças (32,49m). Vi que vou precisar de 549 malhas no final para isso. Pelas minhas contas serão necessárias 117 carreiras que vai me dar um total de 5,25m de comprimento. Adicionando o pano morto 2,62m minha tarrafa ficará com 7,87m. É isso mesmo ? achei bem grande. Poderia diminuir o pano morto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... na verdade ela está grande demais. A não ser que você saiba jogar muito bem, não aconselho esse tamanho. Eu tenho uma de 4,5 mts e cansa rápido, pois fica muito pesada.

      Excluir
  53. amigo, iniciei uma rede com 18 acréscimo de roda, quero deixar ela com 30 m2 de roda (circunferência) quando aberta. A malha é de 5,5 cm. Quanto tenho de descer de acréscimo na altura e tamanho do pano morto? grato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça com 22 acréscimos na altura. mas sugiro que estudo os posts, pois tem esse e outras respostas. caso continue com dúvidas deixa a pergunta no nosso grupo do FACE: https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  54. Bom dia. Tenho uma duvida
    uma tarrafa de 30m de rodo. Quer dizer que a corda de chumbo é de 30m?
    ou se faz outra conta para chegar ao tamanho da tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a corda vai dar 30 mt.
      Participe do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  55. ola , pessoal passei apenas para deixar um oi
    ainda estou fazendo as tarrafas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  56. Olá quanto custa uma tarrafa malha 4 no fio 40 ou 50 com trés metros de altura quero saber quanto ela vai ter de roda, já comprei duas mais não gostei de nem uma elas fica um funil não abre direito, quero pra usar na praia quantos quilo ela deve ter porque as que eu comprei elas demora muito pra chegar no fundo alem de não abrir toda são muito leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Para praia vc pode usa uma tarrafa com linha 0,30, pois o fundo é de areia então não corre risco de rasgar com algum agarrador. Para praia a tarrafa pode ter uns 4 ou 5 kg. Mas isso depende mto se é uma praia com mta ou pouca onda.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  57. o que acontece se eu fizer uma tarrafa com acrescimo do começo ao fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tarrafa vai ficar com muito pano, muito cheia e fica ruim para segurar. E também você vai ter trabalho a toa, desnecessário, já que não é preciso fazer acréscimo até o fim.

      Excluir
  58. Ola. Uma tarrafa 30 metros de roda (18 braças). Eu começaria com quantas malhas? E qual a contagem das crescentes para uma dessa. Malha 5. Linha 0.30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos

      Excluir
  59. Como eu sou pescador de praia, pesco com molinete, como agora é inverno época das tainhas encostarem na praia, pretendo também pescar elas com tarrafa, por acaso você vende tarrafas?

    ResponderExcluir
  60. Uma tarrafa que comecei de malha 4 com 30 malhas e 10 acréscimos, pretendo fazer 2 metros de acréscimos e mais 2 de pano morto, estaria eu fazendo certo em relação ao pano morto?

    ResponderExcluir
  61. Só mais uma curiosidade, como se determina os acréscimos, qual conta a ser feita por exemplo pra se chegar a 12 acréscimos com 36 malhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor não se preocupar com isso. É muita matemática envolvida.
      Os melhores tarrafeiros fazem apenas pela experiencia, a maioria nem sabe fazer conta. Não vale a pena gastar tempo com isso.

      Excluir
  62. Comecei 35 malhas e 11 acréscimos será que vai dar certo? E a partir de quantos metros começo a fazer o pano morto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma malha grande até pode ser que dê certo. Se for uma malha pequena vai abrir pela metade.

      Excluir
  63. posso começar a tarrafa com 28 castelos ou cabeças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece com 36.
      Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  64. posso começar a tarrafa com 28 castelos ou cabeças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece com 36.
      Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  65. Bom dia tarrafa de camarão começa quantos laços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece com 36.
      Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  66. Boa tarde amigo me tira uma dúvida se começar com 14 acréscimos. ae faço 2 fileiras sem acréscimos à próxima fileira têm quê ter os 14 acréscimos até os 3mts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite nosso grupo no FACE.
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  67. Parabéns, para quem quer fazer tarrafa a explicação está perfeita, não entendi nada de tarrafa. Mas quero se possível saber se essa maneira de fazer a rede de tarrafa é a mesma madeira de fazer rede de filé? Obrigada amigo abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... obrigado pelos parabéns.
      Não sei o que é rede de filé. kkkkk
      abç

      Excluir
  68. Tem problema de fazer com o fio 60

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tem problema algum desde que seja uma malha grande. Acima de 45mm.

      Excluir
    2. É com 6 cm tá quase pronta mt obg amigo aprendi com vc parabens pelos videos

      Excluir
    3. Legal Fernanda. Participe do nosso grupo no face: https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  69. Boa noite amigo vc visualizou meu comentário ai no teu canol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não sei, pois é muita coisa.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  70. E que comecei fazer uma tarrafa mais coloquei na segunda carreira de acréscimo. O seguinte uma malha e um acréscimo- uma malha e um acréscimo e assim pordiante so que agora a tarrafa atingiu um metro mais ja esta com 556 malhas.gostaria de saber se possível se eu posso terminar a tarrafa da pra frente sem colocar mais acréscimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você colocou muito acréscimo. Sugiro que faça conforme as explicações aqui do blog.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  71. Olá gostaria de saber como conta os acréscimo em uma tarrafa de 2 metros se conta o acréscimo de cima para baixo é que falaram que uma tarrafa de 2 metros de altura teria que ter 16 acréscimos esses acréscimos eles são contados 16 de cima para baixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a quantidade de acréscimos vai depender do tamanho da tarrafa e to tamanho da malha. Não dá pra dizer assim quantos acréscimos você vai colocar. Mas sim, você conta de cima para baixo.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  72. Estou aprendendo a fazer tarrafa e gostaria de saber como distribuir os acréscimos tanto na altura quanta na largura da propia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Faça dos acréscimos a cada duas carreiras de malha.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  73. Quantas malhas eu preciso pra começar a tarrafa

    ResponderExcluir
  74. Quantas malhas eu preciso pra começar a tarrafa

    ResponderExcluir
  75. Quantas malhas eu preciso pra começar a tarrafa

    ResponderExcluir
  76. Quantas malhas eu preciso pra começar a tarrafa

    ResponderExcluir
  77. Parabens...Gostaria de saber se apòs estar com 80cm de acrescimos posso aumentar de 12 p 14 o numero de crescentes....comecei com 48malhas e 12 crescentes...

    ResponderExcluir
  78. qual diametro da linha, para se ter uma tarafa mais resistente,na malha 2,5

    ResponderExcluir
  79. Muito bom... aprendi quase tudo porém tive problemas com o início pois a linha correu. Gostaria se possível uma melhor explicação nessa parte ... Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Oi colega gostaria de saber pra fazer uma tarafa de dezeseis bracas com quantas malhas devo comecar e se tenho que por dezeseis acressimos

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde os acréscimos tem que ficar sempre embaixo do anterior? Pode passar? ou pode dar alguma diferença na tarrafa?

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde amigo, só uma ajudinha...eu quero fazer uma tarrafa para o litoral de 4 metros com malha 25, começo com 36 ou mais malhas? Quais as medidas corretas? Obrigado

    ResponderExcluir
  83. Muito bom, gostei,e valeu pela forma de Esplicar

    ResponderExcluir
  84. Já fiz a ultima carreira de acrecimo,é preciso fazer as duas carreiras pra depois a de linha dobrada?

    ResponderExcluir
  85. Olá, parabéns pelos videis, uma dúvida, quando você fez a primeira linha de acréscimo você foi fazendo de três em três, quando for para linha de baixo continua seguindo este padrao, outra dúvida no começo eu faço com quantas laçadas, obrigado

    ResponderExcluir
  86. Minha tarrafa iniciei com 45 laçadas e 11 crescentes, as crescentes estão uma abaixo das outras sendo que em vez uma carreira coloquei apos duas carreiras pergunta: com qunatas crescentes termino.

    ResponderExcluir
  87. amigo, estou na Franca vendo e aprendendo com seus videos. quero saber
    se os acrescimos sao de 3 em 3 nas carreiras dos acrescimos. Assim 3, 3, 3…
    obg. abracao

    ResponderExcluir
  88. A primeira e a última carreira podem ser feitas com quantidades pares ou ímpar, ou existe uma regra?

    ResponderExcluir
  89. Comecei uma tarrafa 50laco no olho quantas carreira de crescente devo colocar. E fio 0.35mm malha7

    ResponderExcluir
  90. Olá a todos comecei um tarrafa de camarão com 36 malhas de início,com 12 crescentes.fio 0,25 malha 1,5. Pretendo fazer ela com 2,60 de altura até que altura faço os crescentes?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite .Eu estou fazendo uma de 48 malhas de olho . 15 acréscimo de roda e estava pensando por 20 acréscimo de altura . Com 20 acréscimo de altura vai da certo ??? Eu preciso fazer 25 acréscimo de altura pra da certo ???

    ResponderExcluir
  92. Olá como começar uma tarrafa de 4 metros de alt , malha 6 tenho dúvidas sobre quantas malhas começar e sobre os acrecimos se preciso fazer em todas as fileiras ? Me esclareça isso por favor

    ResponderExcluir
  93. Tem comofazercom menos de 30 no olhoo?

    ResponderExcluir
  94. Comecei minha tarrafa com 40 malha malha 2 com dez 10 crescente linha 0 30 estou fazendo serto se for possível me responder foco muinto grato

    ResponderExcluir
  95. Olá Boa tarde, como faço para recuperar um acréscimo?

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde gostaria de fazer uma tarrafa na malha 10 , mas estou com dúvidas sobre o tamanho da tarrafa

    ResponderExcluir
  97. Eu tenho uma dúvida na questão dos acréscimos , tipo eu coloco acréscimo em uma carreira aí abaixo dessa carreira faço uma carreira só de malha sem acréscimo e na outra já faço com acréscimo , tipo faço acréscimo em uma pulo uma sem acréscimo e já faço acréscimo na outra , assim da certo ? Por que na foto parece que pula duas sem acréscimo , tô iniciando minha primeira tarrafa essa semana e tô com essa dúvida ..

    ResponderExcluir
  98. Tenho uma dúvida, quando o acréscimo fica no final do pano onde a tarrafa será fechada, o que eu faço? Deixo sem acréscimo mesmo ou faço em uma malha antes?

    ResponderExcluir
  99. Depois de ter visto muitos videos no Yotube nenhum tinha tinha tirado minha duvida... mas em fim achei alguém que sabe explica e tirou minha duvida 😊 me fez entender direitinho Valeu👏👏👏

    ResponderExcluir