Translate

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Como fazer tarrafa de pesca - fazendo o saco

Neste vídeo eu ensino a fazer o saco da tarrafa. Esta é uma tarrafa de 4 mt de altura, fio 0,45, malha 35 e tem 420 malhas na última carreira. No entralho eu coloquei 3 malhas na encala e uma malha no chumbo (chumbo de 7,5 cm). A tarrafa ficou com uns 4,5 kg. O começo está com 45 malhas, 15 acréscimos.


Para fazer o saco da tarrafa você deve pegar sempre no meio da encala, entre um chumbo e outro. No caso dessa tarrafa eu deixei 3 malhas na encala, e se for uma tarrafa com 2 ou quatro malhas na encala, você vai pegar no meio da mesma forma. A quantidade de malha na encala não importa para o saco, o importante é que você sempre pegue no meio da encala. Feito isso, você vai pegar a malha que está no meio e vai contar para cima a quantidade de malhas que você para fazer o saco, isso vai definir o tamanho. Tenha a certeza de que você contou corretamente na mesma fileira da malha do meio, caso conte para o lado a tarrafa vai ficar torta, e você vai falar que eu ensinei errado. Me ajuda!!! Outra situação também pode contribuir para a tarrafa ficar torta. Se quando você estava entralhando a tarrafa, você deixou de puxar uma malha ou se você em algum momento colocou uma malha a menos que nas encalas anteriores a tarrafa também fica torta.

Obs: Uma boa dica para fazer o saco, é quando você terminar de fazer o pano morto, fazer na sequência uma carreira com uma linha colorida para dividir a parte do pano morto para cima e o saco para baixo. Feita a carreira com linha colorida, você começa a fazer a parte do saco, na altura desejada. Quando for puxar o tenso já sabe que vai fazer a amarra na carreira de linha colorida (By Jhonis).

Bom... é isso ai galera, qualquer dúvida é só perguntar. Mas por favor, antes de perguntar estude o material. Grande abraço!!!




66 comentários:

  1. Gostaria de parabênisalo pela iniciativa de criar um blog, onde você passa seu conhecimento sem cobrar nada por isso. acabei de ver seu video legal op lance de fazer o saco pelo aveço facilita bastante. Gostaria de dar uma dica:
    na hr de fazer o saco sempre faço uma malha colorida onde finalizo a altura da tarrafa. ai é só fazer a quantidade de malhas do saco, para baixo no seu caso 15. tbm sempre divido a quantidade de malhas da ultima carreira pela quantidade de malhas q ficaria bom, no seu caso 7 420/7= 60 amarras. ai é só amarrar na faixa colorida que vc deixou acima. claro com atenção, no alinhamento da malha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário e pela dica Jhonis. Vou inserir nas explicações. Grande abç.

      Excluir
    2. Vou começa uma esses dias já preparei o material valeu.Jonas marques

      Excluir
  2. Muito bom... Com seus videos bem explicados, eu consegui fazer três tarrafas já. Valeu, e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow... você tá melhor que eu heim!!! Seu serviço tá rendendo bem. Ultimamente eu estou bem devagar. Bom... o próximo post será o seu, caso queira mandar as fotos das outra tarrafas posso incluir no post. Grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns... Teu blog ficou ainda melhor. Aprendendo com vc meu amigo a cada dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Ai manda umas fotos de você fazendo tarrafa e manda fotos de suas pescarias também pra postar aqui no blog. Vamos deixar o blog mais interativo. Me ajuda ai. Abraço!!!

      Excluir
  4. Boa tarde amigo do tarrafadepesca. Se eu fizer o pano morto da tarrafa com menos de um terço ( 1/3 ) do tamanho dela vai atrapalhar no desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde parceiro.
      Vamos trocar o termo, eu não diria atrapalhar, mas influenciar. A tarrafa vai abrir do mesmo jeito, porém teria condições de ter uma roda maior. É só isso. Grande abraço.

      Excluir
    2. Olá amigo. Estou com uma dúvida. Como eu faço para saber a medida de roda de uma tarrafa.

      Excluir
    3. Ola. basta voce medir a altura da tarrafa e usar a formula de circunferência, aquela C= 2 * pi * R .
      Pi = 3,14 , R = altura ( que corresponde ao raio )

      Então... se a altura da tarrafa é de 3 metros a roda dela vai ser no máximo 18,8 metros .

      ...

      Excluir
  5. Boa noite amigo da tarrafadepesca.

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu blog, muito bom, explicações muito detalhadas e de fácil aprendizagem!

    Gostaria de te pedir uma ajuda, pretendo começar a fazer uma tarrafa com linha 0,60 malha 60mm, altura de aproximadamente 4 metros e uma roda de aproximadamente 25 metros.

    Gostaria de saber as "medidas" para fazer esta tarrafa. Começo com quantas laçadas?

    Quantas malhas na ultima carreira?

    Pelo que ensinou no blog os acréscimos serão de 3 em 3 malhas e a cada 2 carreiras de malha eu faço 1 de acréscimo. Só não entendi uma coisa: Faço a 1º carreira de acréscimos, depois as duas de malha, na outra carreira de acréscimos continuo somente seguindo a 1º carreira ou continuo com a conta de 1 a cada 3 malhas?

    Vou seguir a ideia de 2/3 metros com acréscimos e 1/3 sem acréscimo.

    Quanto ao saco vc falou que usa 4 palmos, isso deve dar uns 80 centímetros, contudo, outro dia eu vi uma tarrafa com um saco bem maior do que o de costume, pensei em fazer a minha com saco de 5 palmos ou seja 1 metro.

    O que você acha, ficaria bom?

    Agradeço muito se me ajudar com essas contas.

    Só mais uma coisa, tem alguma marca de linha que você me indica?

    Att,

    Douglas Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, obrigado por visitar o blog. Bom vamos às respostas:
      1- Começo: 30 laçadas e 10 acréscimos.
      2- Não se preocupe com a quantidade na última carreira, faça os 2/3 metros com acréscimo, quando acabar saberá a quantidade de malhas que ela vai ter. Mas posso te dizer que não é necessário mais que 450 malhas para uma malha de 60 mm.
      3- Os acréscimos: Vou ter que melhorar essa explicação, pois você não é o primeiro a ter essa dúvida. Bom, a regra de 3 em 3 só vale para a primeira carreira de acréscimos, dai em diante basta ir fazendo um debaixo do outro, seguindo a 1°.
      4- Tamanho do saco é uma questão de gosto, e realmente é difícil te falar o tamanho ideal. Se você prefere maior, tudo tá tudo certo. Contudo eu não gosto muito.
      5- Eu sempre usei a Grilon, mas uma amiga que faz tarrafa e vive disso, me falou que ela perdeu qualidade, e que a Equilon da Equipesca está melhor.

      Obs.: A linha 0,60 é muito grossa e você pode ter dificuldade em fazer o nó bem fechado, bem justo. Aconselho a usar uma linha grossa assim somente se o local da pesca tiver muita pedra galhada, e agarradouros em geral. Caso o local da pesca seja mais limpo, fundo de areia use uma linha 0,40 no máximo.

      Parceiro, grande abraço e não esqueça de se cadastrar no blog e nos seguir pelo Google+ Followers. E se puder ajuda a dar uma divulgada nas redes.

      Excluir
  6. Ola pessoal,

    Parabenizar o Administrador do blog por compartilhar os ensinamentos.

    Seguindo as dicas quero começar minha tarrafa, no entanto estou com dúvidas. Quero fazer uma para lambari, a Chamada piabeira aqui em minha região, preciso de alguns esclarecimentos para começar, vamos lá:

    Tarrafa para Lambari.

    Qts centimetros para o malheiro?
    Qts milimetros a linha?
    Qual o nº da agulha?
    Qts laçadas no inicio?
    Explicar melhor os acréscimos para este tipo de tarrafa que pretendo!
    Quando diz malha nº tal se refere aos Centimetros?
    Qts centimetros o chumbo para esta tarrafa?

    aguardo colaboração de todos.

    favor entrar em contato

    https://www.facebook.com/LucasDiasP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qts centimetros para o malheiro? 2 cm
      Qts milimetros a linha? 0,25 ou 0,30. Obs: eu prefiro 0,25
      Qual o nº da agulha? 1 ou 2.
      Qts laçadas no inicio? 36 c/ 12 acréscimos
      Explicar melhor os acréscimos para este tipo de tarrafa que pretendo! o processo é exatamente o mesmo.
      Quando diz malha nº tal se refere aos Centimetros? A referência do tamanho da malha é o malheiro. Ex.: malha 20mm, quer dizer que o malheiro tem 20mm. A malha aberta terá 40mm. Mas a referência será o tamanho do malheiro.
      Qts centimetros o chumbo para esta tarrafa? pode usar um chumbo de 8cm, assim você colocará duas malhas por chumbo. Ficando duas malhas no chumbo e duas na encala (corda).

      Dúvidas é só perguntar.

      Abraço

      Excluir
  7. boa tarde, estou fazendo uma tarrafa de 2,00 mts. malha 4,c/ linha 025mm. c/ acrescimo. Para fazer o pano morto e o saco,qtos. centimetros presciso fazer p/ tarrafa ficar pronta c/ 3,00 metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2/3 da tarrafa vai fazer com acréscimo, 1/3 de pano morto, mais 50 cm para o saco.

      Excluir
    2. oi boa noite! gostaria de saber que chumbo eu deva colocar em uma tarrafa malha 4 linha 025,desde ja eu agradeço!

      Excluir
    3. Amigo, sempre use chumbo maior que a malha. Eu costumo colocar com 1,5 ou 2 cm maior que a malha.
      Abraço

      Excluir
  8. obrigado por responder a minha pergunta,que Deus te ilumine sempre!!!

    ResponderExcluir
  9. Amigo acabei de fazer minha tarrafa aprendi com os seus videos . Mas to con uma duvida na hora de entralhar vo entralhar com corrente e queria saber qtos como da corre te tenho q ir pegando e qtas malhas tenho que ir pulando na linha dupla abracoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, não sei exatamente como entalhar com corrente, pois não faço tarrafa de corrente. Mas você precisa ver o tamanho da malha e ver quantas argolas da corrente cabe em cada malha. Se a argola for menor que a malha acho que dá para colocar umas duas. Se a argola for do tamanho da malha coloca uma. Abraço

      Excluir
  10. Asim eu vi uma tarrafa de corrente e quem fez nao amarrou todos os gomo da corrente ele passou a malha em 1 gomo e pulou 2 gomo so que se eu fizeer iso na hora de amarrar a corremte na tarrafa pta fazer o saco tenho que pular de quantas em quantas malaha pro lado e ir amarrando? Se puder me ajudar mto obrigado valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu encontrar alguma informação na net te falo.

      Excluir
  11. Ae parceiro lenbra que vim pedi informacao sobre entralhar com corrente entao consegui umas informacoes e acabei minha tarrafa hj fikou show tenho a agradecer pois se nao fose seus videos nao iria aprenderrr valeuuuu abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu amigo. Publica as fotos no grupo do FACE que eu criei. Lá você até pode ajudar outras pessoas que querem fazer tarrafa de corrente.
      Segue o link: https://www.facebook.com/groups/758896804155307/

      Excluir
  12. Parabéns por este blog, é perfeito. Estou fazendo uma tarrafa que ficará com 4,00 metros de altura, malha 3,5 e linha 50mm para pesca de carpas grandes. Qual o tamanho ideal para o saco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.
      Meu amigo, o tamanho do saco depende muito do gosto de cada um. Mas vc pode fazer mais uns 50 cm para o saco. Abraço

      Excluir
  13. Olá quero parabeniza-lo por este blog maravilhoso, e dizer o quanto fico feliz em saber q existe pessoas q fazem questão de passar seus conhecimentos para o próximo.
    suas explicações são perfeitas!

    Amigo quero fazer uma tarrafa com 24 metros de roda fio 0.50 , vou usar um malheiro 4cm, poderia me dizer com quantas malhas eu começo e qual a altura q ela vai ficar. abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, obrigado pelas palavras.
      Com que altura que vc quer fazer a tarrafa?

      Excluir
  14. Olá tarrafa de pesca , gostaria que ficasse com o mínimo de altura possível dentro desta circunferência de 24 metros , se possível no máximo com uns 3,50 cm de altura fora o saco, conto com sua ajuda.
    Estou a um més olhando seus vídeos e não me canso , me apaixonei por esta arte, quero começar logo minha tarrafa com a sua ajuda. Assim que eu terminar eu mando foto para vc ver como ficou abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi primeiramente queria parabeniza-lo por este blog maravilhoso mas eu quero fazer tarrafa para vender e eu gostaria de saber por quanto que eu devo vender cada tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... o preço vc tem que ver na sua região. Cada lugar pratica um preço diferente.

      Excluir
  16. Ola.

    Estou com um problema no entralhe de uma tarrafa e acredito que voce tem experiência e conhecimento para me ajudar .

    Ela foi feita com linha de pesca multifilamento diametro 0,30 mm ( não é aquela 'nylon-seda' grossa usada nos entralhes )

    A tarrafa é de malha 3cm entre-nós , o que resulta em uma altura da malha em 6 cm .

    O pescador que teceu fez o entralhe bem pesado, colocando um chumbo ( 6 cm ) na malha e deixando apenas uma malha na encala .

    O que tá acontecendo é que depois de arremessar e recolher a tarrafa os chumbos ficam entrando nas malhas e enlaçando tudo, demora um tempo pra soltar e deixar ela novamente pronta pro arremesso.

    Ele disse que a culpa é do fio que é muuuuito mais flexivel que o nylon tradicional monofilamento e não apresentou soluções para o problema.

    Se eu mudar o entralhe para deixar mais malhas na encala vai resolver o problema ? Ou devo usar chumbo embutido na corda para resolver ?

    Fico imensamente grato pela atenção .

    Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o chumbo é do mesmo tamanho da malha e não importa se é mono ou multi. O correto é usar chumbo maior que a malha 1,5 ou 2 centímetros maior. Todos os pescadores que conheço dizem isso. Aproveito a oportunidade para convidar a fazer parte do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/758896804155307/
      Lá você vai encontrar umas pessoas feras no assunto que tbm vão te dar várias dicas, inclusive sobre o entralhe com o chumbo por dentro da corda.
      Abraço

      Excluir
  17. Opa, agradeço imensamente a brevidade na resposta.

    So fiquei na dúvida de como calcular o espaçamento caso coloque chumbo de 8 cm .
    Vou fazer uns testes e depois volto a comentar a solução encontrada .

    Abs

    ResponderExcluir
  18. bom dia amigo tenho uma tarrafa com 4.20 metros de altura com fio bem fino de nylon ela e muito pesada tem so uma malha entre chumbo sendo q a malha e 4.5 sera que se eu entralha ela de novo com 3 malhas entre chumbo fica melhor ?? de da uma força ai desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  19. bom dia amigo tenho uma tarrafa com 4.20 metros de altura com fio bem fino de nylon ela e muito pesada tem so uma malha entre chumbo sendo q a malha e 4.5 sera que se eu entralha ela de novo com 3 malhas entre chumbo fica melhor ?? de da uma força ai desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode entralhar com 3 na corda e 1 no chumbo, ou se achar que vai ficar com pouco chumbo, pode fazer com 3 na corda, 1 no chumbo, 2 na corda, 1 no chumbo.
      Participe do nosso grupo no face: https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  20. Bom dia olha eu estou fasendo uma tarrafa piabeira como começar e as crecensas têm que ir até termina a te ao ponto do saco

    ResponderExcluir
  21. Boa noite gostei muito dos seus Vídeos e pés do a sua ajuda eu acho que mim atrapalhei ta com três palmos e já tem 600 malha eu comecei com 32 É 10 crecencia décima para baixo tem19 malhas e na roda tem 131 crecencia Por favor mim ensinar

    ResponderExcluir
  22. Eu tbm estou na dúvida de fazer a tarrafa para piaba gostaria de uma explicação melhor como começar quantas laçadas no início e até onde é melhor faça um tutorial mais detalhado expecifico para lambari pq os que estamos achando só p maiores fico no aguardo.... vlw glr

    ResponderExcluir
  23. Caro amigo gostaria de saber porque o saco da minha tarrafa tá ficando torto de acordo que eu vou amarrando o tenso " eu tô colocando uma malha na encala e outra no chumbo ela tem 510 malhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente você amarrou os tensos em carreiras diferentes.

      Excluir
  24. minha taraafa comecei com 30 malhas e 10 acressimos, ela esta com 2 metros de altura e com 230 malhas de boca, fiz ela com malha 5,5, esta correto até agora? poço começar a fazer o saco? eu não tenho facebook por isso não conseguirei tirar dúvidas pelo face... obrigado e fico no aguardo

    ResponderExcluir
  25. ola tarrafa de pesca estou fazendo uma igual aquela do seu video 30 no olho e 10 acressimos medidas de pano morto ou meu gosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas qual vídeo que eu falo para fazer com 30 no olho? Não to lembrado.

      Excluir
  26. Boa noite, como faço o calculo do tamanho do chumbo para o tamanho de malha que estou confeccionando, ja fiz uma tarrafa malha 6 e estou fazendo uma de malha 4, qual o tamanho de chumbo devo usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá uma olhada nos posts que explico sobre esse assunto. grande abç.

      Excluir
  27. Queria saber se paro de fazer o acrecimo tenho que fazer mais um pedaço de malha pra baixo para fazer o saco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, falo sobre esse assunto em algum post. Dá uma pesquisada no blog. Tem todo passo a passo.
      Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  28. Ou seja tem que fazer mais um pedaço sem acrecimos para fazer o saco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  29. Oi tenho uma duvida estou fazendo uma tarrafa de 36
    Do que estou com um poblema onde começo o acressimo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode fazer duas carreiras de malha e depois começa o acréscimo. E assim vai... Duas de malha e uma de acréscimo. Se continuar com dúvidas, sugiro que reveja o post que falo sobre isso.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  30. Ola, bom dia!
    Amigo parabéns pelo blog e iniciativa.
    Assisti a todos os seus vídeos, e estou tentando fazer uma tarrafa malha 4 com fio 35, porém já no início os nós correm, tentei varias vezes pensando que estava errando algum laço ou outra coisa, mas nada. Pode me ajudar por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Bom... o nó corre porque tem algo de errado e acredito que é por falta de prática. Eu uso o mesmo nó para toda bitola de linha e tamanho de malha.
      Então sugiro que pratique bastante antes de iniciar uma tarrafa. Existem outros tipo de nó. Dá uma olhada, tente fazer outros e veja com qual vc vai se adaptar melhor.
      E não tem segredo, o negócio é praticar mesmo.
      Venha participar do nosso grupo no face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/

      Excluir
  31. Suas esplicasoes e show

    ResponderExcluir
  32. bom dia comecei uma tarrafa malha 4 fio 0,50 comecei com 60 malhas e terminei com 514 malhas eu quero entralhar ela pra ficar um pouco pesada como faço calculo para fazer entralho correto

    ResponderExcluir
  33. Estou fazendo uma tarrafa e ela já tá com mais de 2 metros quero fazer pequena mas minha dúvida é se tenho que fazer pano morto antes do saco tipo quero fazer a minha com 3 palmos de saco que dividindo vai ficar com um e meio aí quero saber se tem que fazer pano morto antes de fazer as malhas do saco ou só pano morto pro saco mesmo explica aí por favor

    ResponderExcluir
  34. Tamanho que fica muito bom para fazer o saco da tarrafa e de 18 carreiras ataritir de onde você amarra o tenso do Rufo.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Gostaria de uma ajuda por favor, pra fazer o saco/rufo da tarrafa eu continuo com o aumento, ou não preciso do aumento?

    ResponderExcluir
  36. Qual a formula que determina a quantidade de malhas no início da tarrafa( olho) ,em relação a linha a ser usada, você poderia postar ?
    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir