Translate

domingo, 5 de janeiro de 2014

A tarrafa de Edson Patel - parceiro e admirador do Tarrafa de Pesca

Olá amigos do Tarrafa de Pesca, esse é um post muito especial. Um grande parceiro e admirador do nosso blog enviou as fotos da tarrafa que ele fez inspirado nos nossos vídeos.  Caso você queira, faça como o Edson, escreva seu depoimento e envie as fotos da sua tarrafa para um novo post. Assim podemos deixar o blog mais interativo. Vejam que linda tarrafa, parabéns pelo trabalho amigo.
Seguem as fotos e o depoimento do Edson Patel.

Edson Patel- Olá, sou de Araranguá-SC, descobri o blog após meu sogro, que mora em Jacinto Machado-SC, me perguntar se eu sabia de alguém que fizesse tarrafa aqui em Araranguá. Então chegando em casa procurei primeiro na internet, foi quando apareceu os vídeos no You Tube, gostei muito do vídeo que você postou e decidi fazer minha primeira tarrafa, baseando-se nos seus vídeos.

No começo foi um pouco difícil, pois os nós corriam, mas com um pouco de prática deu tudo certo. Depois de ter começado a tarrafa descobri que no meu serviço tem um colega que faz também, apenas como hobby, aproveitei para pegar umas dicas. Uma delas é colocar uma lona escura embaixo tarrafa para visualizar melhor a linha e não forçar tanto a vista. A segunda dica foi para esticar a tarrafa, pendurando-a com um peso na parte debaixo e derramar água quente de cima para baixo, mas isso não funcionou. Usei então um secador de cabelos, fui aquecendo e tomando cuidado para não derreter a linha e ela ficou esticadinha como na foto.

Como eu disse no começo, foi meu sogro que pediu a tarrafa, eu não pesco muito, as vezes, muito raramente pesco com vara, e nem sei jogar tarrafa. kkkkkkkk. Achei um pouco demorado para fazer a tarrafa. Fiz uma média de quanto tempo eu gastava para fazer um nó, cheguei ao resultado de 7 segundos por nó. Comecei minha primeira tarrafa com 45 malhas, 15 acréscimos e fiz até 330 malhas na rora. Ela tem 2,90 mt de altura, sem o saco. Malha 6, com fio 0,40. É isso ai, muito obrigado por fazer os vídeos ensinando a fazer tarrafa.

Abraço e até mais.

Agora meu depoimento- Para mim, particularmente, é muito gratificante ver minha contribuição nesta tarrafa. Quando criei o blog e ainda hoje, foi com o objetivo de compartilhar com vocês o pouco daquilo que sei sobre tarrafa. E podem acreditar, sei pouco mesmo. Edson, sua tarrafa ficou linda, tem uma abertura perfeita e uma boa roda. Você fez um belo trabalho. Mais uma vez parabéns!!!

Muito obrigado pela contribuição Edson, um grande abraço e até mais.




















38 comentários:

  1. Muito obrigado por postar meu depoimento, ficou show. Valeu.Grande abraço amigo.
    Só uma pergunta. De onde vc é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Vitória - ES, mas atualmente moro em Campos - RJ.

      Excluir
    2. to aqui pertinho sou de campos tbm achei no youtube seus videos e to aprendendo com voce muito obrigado assim que a minha ficar pronta te mando as fotos

      Excluir
    3. Tenho visto seus videos e aprendido bastante. Blog muito bem feito e bem escrito. Além da grande atenção com todos.
      Agora a surpresa mais grata é saber que é capixaba e mora na minha cidade, Campos dos Goytacazes.
      Parabéns mais uma vez. Grande abraço
      Zé Vinicius

      Excluir
  2. Muito Bonita sua tarrafa amigo Edson,,,nosso amigo do blog,, tarrafa de pesca,,e do canal do youtube tarrafa de pesca,, me ajudou muito,, desde pequeno amo pescaria com redes e tarrafas minha 1ª tarrafa encomendei de um senhor aki da minha cidade,,, tem 1,60 de altura,, e 7 de roda,, muito boa,, estou fazendo uma Rede aki,, graças o Amigo do Tarrafa de pesca,,e o Grande mestre Washington Obsidian conhecido como ; ''Lama'' e Minha força de vontade obrigado a todos,, do blog ,,, outra vez elogio seu trabalho,,, flwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow... depois manda as fotos também para postar aqui. Grande abç.

      Excluir
  3. ola, muito legal seu site ensinando a fazer uma tarrafa.
    Sou de imbé, litoral do RS e tambem um pescador de tarrafas.
    Voce vende tarrafas, ou faz para vender?

    abraço.
    Luciano Etzberger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luciano, obrigado por visitar o blog. Eu faço tarrafas por hobby, mas acabo vendendo algumas, pois não dá pra ficar estocando em casa. Você faz tarrafa também? Se você faz tarrafas mande fotos de você fazendo, manda foto de pescarias também. Ai eu posto aqui no blog. Fiz esse blog mas ele é nosso, é dos amigos. Assim todos que gostam de pescaria podem participar ativamente do blog. Fico aguardando, grande abraço.

      Excluir
  4. Primeiramente, parabens ao administrador e a todos os participantes do blog!...muito bom!
    Preciso de ajuda, pois estou tentando iniciar minha tarrafa e ja testei varios nohs e todos correm...estou usando fio 40...Alguem sabe qual o melhor noh, aquele mais indicado e infalivel que nunca corre?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael, obrigado pelos parabéns.
      Bom... o melhor nó é aquele que não corre. Existem vários tipos de nó e o que eu ensino nos vídeos é o que eu mais me adaptei. Sei fazer outros mas prefiro esse que eu ensino. Então você vai precisar praticar um pouco cada nó que você encontrar na net e ver com qual você vai se adaptar melhor. Não tem mágica, o que precisa é dedicação para praticar os nós até pegar o jeito. Eu aconselho até que você não comece de cara a tarrafa, pois os nós podem ficar correndo. Pratique um pouco ante de iniciar, até você se sentir confiante ai sim você começa sua tarrafa.

      Seguem alguns vídeos com nós diferentes:
      - http://www.youtube.com/watch?v=Zx9P3C92suA
      - http://www.youtube.com/watch?v=Wp-4Oo4Ys1E&list=PL08EBF58C96FA813B
      - http://www.youtube.com/watch?v=b1v6F_JiGTc
      - http://www.youtube.com/user/nesquin1/videos

      Espero ter ajudado. abç

      Excluir
    2. falae tarrafa de pesca ,cara tira uma duvida minha eu estou querendo fazer uma tarrafa malha 30mm igual a esta mais nao tenho pano de rede ,,vou ter que fazer na mao queria saber se posso comessar assim como vc ,com 30 no começo e 10 acrescimo e ir descendo ate chegar até umas 350 malhas no final ela irar abri até o olho ,, vlw estou no aguardo

      Excluir
    3. FIca boa porém vai ficar muito alta, e caso vc não saiba jogar muito bem vc vai desanimar com a tarrafa, pois ela não abrirá corratamente. Então, caso vc ainda vá aprender a jogar, aconselho que vc faça uma tarrafa um pouco menor, com no máximo 3 metros de altura. Se fizer com uns 3 metros de altura, ai vc poderá começar com 36 laçadas e 12 acréscimos. Mas se resolver fazer ela grande mesmo, ai pode fazer com 30 laçadas e 10 acréscimos, mas faça pelo menos umas 400 malhas. Qqr dúvida é só perguntar.

      Excluir
    4. valeu tarrafa de pesca mais pra mim pescar aqui uma de 2.50 esta otimo,entao e bom eu começar com 36 laçadas mais tenho pouca paciencia para ficar fazendo a mesma coisa repetidamente varias vezes a mesma coisa entao acho melhor começar com 30 laçadas que vou acabar mais rapido

      Excluir
    5. eae tarrafa de pesca começei a fazer igual vc me falou vou seguir seus conselhos pra mim nao fazer merda e fazer uma tarrafa que nao abra,e perde material,,,bem ela ja esta com 27 cm com 4 crescentes na altura

      Excluir
  5. eu tenho foto do começo de minha tarrafa serve, ela esta com 60 cm + ou -

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo site amigo.com quantas malhas posso começar e quantas crecentes devo botar e com quantas malhas devo terminar tem uma quantidade serta ou isso não interfere na qualidade da tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos.

      Excluir
  7. A crecente vai até o fim do pano ou posso fazer pano morto da metade pra baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. explico sobre isso em outro post. dá uma olhada que vai achar.

      Excluir
  8. amigo boa tarde vc vende e quanto custa essa tarrafa muito bonita parabéns

    ResponderExcluir
  9. amigo boa tarde vc vende e quanto custa essa tarrafa muito bonita parabéns

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos quero faser uma tarafa de lambari como quantas malha eu começo no olho

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos quero faser uma tarafa de lambari como quantas malha eu começo no olho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos.

      Excluir
    2. we do in Russia 33+11
      my mail Vasilcev.vladimir@rambler.ru

      I will be glad friendship

      Excluir
  12. Bom dia amigo estou tentando começar minha primeira tarrafa,e gostaria de saber de quantas e quantas carreiras de malha devo colocar crescentes? Aguardo resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode começar com 36 malhas e 12 acréscimos.

      Excluir
  13. Olá boa tarde. Sou da região norte gostaria de fazer minha própria tarrafa gostaria de fazer uma de um metro e meio pequena.gostaria de saber quantas laçadas são necessárias, e depois de quantos centímetros posso começar a fazer os acréscimos. Os acréscimos continuam até o final da tarrafa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 36 laçadas
      90 cm com acréscimo
      40 cm sem acréscimo
      40 cm pro saco

      Nosso Grupo no FACE:https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir
  14. Oi tarrafa de pesca...moro atualmente em Eldorado do Sul no Rio Grande Do Sul, querida fazer uma pergunta, você tem algum vídeo mostrando como rede de espera...como chamamos no meu querido Ceará,(galão)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, de rede eu não entendo. Procura por Washington Luiz Correa no FACE. De rede ele entende tudo.
      abç

      Excluir
  15. Respostas
    1. Vlw irmão, venha para o face:
      https://www.facebook.com/groups/tarrafadepesca/?fref=nf

      Excluir